segunda-feira, 11 de junho de 2018

PODEROSO MOTIVO DE NOSSA ALEGRIA (7)



“Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos de vos submetem, e sim porque o vosso nome está escrito nos céus” (Lucas 10:17-20).
                        UM EXTRAORDINÁRIO TRIUNFO: (versos 17-19)
        O que nosso Senhor faz é ratificar a autoridade que seus servos receberam da parte dele, a fim de realizar seu serviço neste mundo. Que entendamos bem que Deus usa homens, chamados e preparados por ele para comunicar sua mensagem aos homens. Mas, quanto aos perigosos inimigos invisíveis, nosso Senhor envolve seus servos de tanta autoridade e poder vindos dele que tais inimigos são completamente vencidos. Não é possível entrar no serviço do Senhor sem a autorização dele, porque não há qualquer poder humano que possa conquistar vitória contra inimigos invisíveis. Quem são “escorpiões e serpentes”? Sem dúvida nosso Senhor refere-se aos poderes inimigos, cruéis que operam neste sistema vil.
        Mas os crentes são vitoriosos porque nada pode lhes tocar sem autorização vinda de Deus. Tudo isso cerca o povo de Deus de alegria, regozijo e prazer, assim como ocorreu com os setenta. Eles retornaram ilesos, fortes e animados; eles realizaram coisas estupendas em nome do Senhor, por isso eles saltavam de alegria. O trabalho de Deus é maravilhoso e cheio de surpresas que nos trazem regozijo. Depois de oração e provações, conseguimos ver Deus operando grandes coisas em nosso meio; conseguimos ver os inimigos se submetendo a Deus; homens deixando seus pecados e se convertendo de coração a Cristo, como ocorreu nos dias de Paulo, trazendo grande alegria aos crentes em Jerusalém com a notícia da conversão dos gentios.
        É assim nossa jornada neste mundo. Os que creem têm tantas coisas para contar! Lemos livros de homens e mulheres que entraram na obra de Deus e que foram grandemente usados por Deus. Às vezes testemunhos desses despertam jovens para o serviço do Senhor; há heroísmo na fé e isso encanta nossos corações. Os que estão envolvidos no serviço santo conquistam confiança em Deus e recebem respostas do Senhor, após tempo de oração e espera nele. Tudo isso nos proporciona alegria e regozijo. Mas Deus vem fazer com que passemos por vales escuros no seu serviço; aprendemos com lutas a permanecer firmes, esperando apenas nele; ficamos abandonados, sozinhos e indefesos. Então, o serviço do Senhor é assim; é uma caminhada por montanhas e vales; é passar por lugares claros e por cavernas escuras. Tudo isso é feito para que nada nos prenda aqui. As conquistas de Paulo podiam causar orgulho, por isso o Senhor fez com suas fraquezas físicas permanecessem lhe açoitando, a fim de que pudesse depender apenas da força da graça.
        Não podemos contar com a mesma alegria mundana, ela não cabe em nossos corações; não podemos encher nossas vidas com a felicidade carnal, porque ela nos deixa surpreso em nos abandonar sozinhos. O trabalho de Deus tem esse misto de experiência, a fim de que lembremos que pertencemos ao reino eterno e lá está nosso tesouro e nossa fonte de prazer. Toda nossa alegria aqui deve estar centrada em Cristo, nosso amigo invisível. Ele nos enche de fé e as conquistas são absolutamente dele. Somos apenas seus instrumentos. Nesse santo pensamento a vida se torna cheia dos encantos da graça. Moisés a todo instante estava na tenda da congregação, a fim de usufruir da comunhão com seu Senhor e isso era sua riqueza. É sua presença que nos dá vitória na tentação e assim passamos neste mundo esmagando satanás debaixo de nossos pés. É sua presença que nos faz ver a miséria desta vida aqui e de como o mundo é oco e louco ao seguir as pisadas da serpente. Alegramos quando vemos as obras do Senhor em chamar pecadores ao arrependimento, vidas sendo tiradas das garras do diabo, da morte e das perspectivas do inferno.
        Tudo isso vem encher nossos corações de alegria, mas o Senhor aparece para dizer aos nossos corações, que devemos nos alegrar porque nosso nome está arrolado no céu. Maravilhoso! Um dia deixaremos este lugar aqui; um dia o triunfo eterno acontecerá; um dia não haverá lugar para lágrimas de tristezas, dores e gemidos serem derramadas.

Nenhum comentário: