quarta-feira, 13 de junho de 2018

PODEROSO MOTIVO DE NOSSA ALEGRIA (9 de 10)



“Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos de vos submetem, e sim porque o vosso nome está escrito nos céus” (Lucas 10:17-20).
O MOTIVO DE NOSSA MAIOR ALEGRIA.
        Então, a maravilha de todas as maravilhas é ter nosso nome escrito no livro da vida! Precisamos nos fortalecer nessa verdade, porque temos a tendência de buscar fontes terrenas para nossa alegria, foi isso o que ocorreu com os discípulos e que continuamente ocorre com os verdadeiros crentes. Talvez algum leitor possa estar perguntando, se de fato nossos nomes não foram escrito quando nos convertemos. No texto grego a forma verbal está no tempo perfeito, o que é de grande significado à nossa compreensão dessa verdade. O perfeito nesse idioma indica que algo foi feito no passado e os resultados permanecem. Por exemplo, usamos um termo grego para quando achamos algo importante: “Eureka!” Achei!. Esse termo está no perfeito.
        Todas as vezes no Novo Testamento que a bíblia fala dos nomes escritos no livro da vida sempre é usado o tempo perfeito e indica que foi algo feito no passado, cujos resultados estão ali. Se pudéssemos abrir o livro da vida agora, não veríamos um livro incompleto, mas sim todo pronto, com todos os nomes ali escritos. Não é como acontece aqui neste mundo, quando nos cartórios vão sendo arrolados os nomes de todos os recém-nascidos. Todos os eleitos já foram arrolados no livro da vida, antes da fundação do mundo; todos os salvos e os que ainda serão salvos já têm seus nomes ali. É algo maravilhoso, porque os homens se convertem a Cristo porque seus nomes já estão lá! Significa também que não estamos pregando um evangelho hipotético, mas sim a mensagem que realmente dá certo. Quando Paulo pregou em Antioquia, eis que creram todos quantos foram eleitos (Atos 13).
        Não pretendo alongar sobre o assunto mostrando a doutrina de forma mais profunda. Quero apenas mostrar o quanto isso é de grande significado para nosso viver em santo contentamento aqui neste mundo. A verdade é que o mundo aqui vive dos momentos, busca aquilo que dura pouco e nós os crentes somos também envolvidos nesse sistema, até mesmo no que concerne a religião. O sistema “evangélico” moderno é acima de tudo movido pelas emoções e somos facilmente manipulados por isso, o que é muito perigoso. Os crentes jamais devem perder a razão da vida cristã, porque ela deve ser vivida de fatos documentados e Deus quer que aprendamos a dominar a situação aqui pela fé. Por exemplo, vemos em 1 Pedro que a ordem é: “Sede sóbrios...”. O ensino é que devemos pisar o sólido terreno da verdade escrita.
        Mas o leitor pode argumentar, dizendo que isso tende a fazer de nós pessoas austeras, frias sem qualquer emoção. Não é verdade, porque a fé obediente é aquilo que deve fazer a vida cristã mover aqui. Os crentes dão ordens à vida, para que tudo funcione de forma correta. Se não for movida por uma fé obediente à verdade, eis que a vida será conduzida num contexto de emoções que resultarão em domínio do mundo e do seu sistema ecumênico. Os crentes são pessoas bem-aventuradas, felizes, ricas, milionárias, porque foram escolhidas e seus nomes já estão escritos no céu. Essa verdade quando chega ao coração regenerado transforma tudo num ambiente de real felicidade; transborda o ser de uma alegria firme e inabalável e prepara o ambiente na alma para outras notícias espantosas, além de fortalecer o ânimo da fé em enfrentar este mundo com firmeza e coragem.
        Foi isso o que o Senhor quis passar para seus servos. Ele estava exortando a vencer as inconstâncias dessa festa terrena; ele estava como que dizendo que eles ainda não tinham chegado ao lar e que logo estariam livres das dores, das maldades, das atrocidades e mentiras deste mundo perigoso. Ele estava dizendo que antes de eles se converterem, Deus já os tinha escolhido e era por isso que eles eram o que eram naquele momento. Não deve ser essa nossa alegria também?

Nenhum comentário: