terça-feira, 5 de junho de 2018

HERÓICA DECISÃO (10)



“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
        PARTE DE UM CONCEITO CORRETO DE VIVER BASEADO NA VERDADE: “...Serviremos...”
        Não há meio termo, ou servimos a Deus ou estaremos a serviço do pecado. Não existe ninguém neste mundo que esteja procurando a quem servir, porquanto a decisão de servir ao pecado foi tomada desde a nossa vertiginosa queda. Essa é a triste verdade acerca da realidade nossa aqui neste mundo. São os crentes que decidem servir a Deus; são eles que habitam no campo da liberdade, porque foram libertos desse sistema de escravidão e agora habitam no reino de liberdade e amor – o reino de Deus. Mesmo falando com um povo que conheceu os milagres portentosos de Deus na terra prometida, Josué estava ciente que muitos ali estavam propensos a seguir os ídolos dos seus pais ou da terra onde haviam tomado.
        O ser humano é assim, enganoso e iludido em seu próprio coração. Sem uma obra transformadora homens e mulheres estão prontos a negar Deus e seguir os deuses que fabricam em seus corações. Muitos hoje pensam que estão servindo a Deus, quando realmente estão enganados. Para muitos servir a Deus não passa de engano religioso, porque nada tem a ver com aquilo que Deus fala em sua palavra. Para aquele moço que cuidou que a arca da aliança não caísse quando os bois tropeçaram era serviço de Deus, mas foi morto imediatamente (2 Samuel 6:7). Servir a Deus requer submissão, abdicação, santificação e disposição de sofrer num mundo enganador. No caminho do serviço ao Deus santo não há lugar para superstições e atividades emocionais, sem qualquer conhecimento da verdade. Assim, quando Josué se dispôs para levar toda sua casa a servir ao Senhor, ele sabia bem do que estava fazendo. Por essa razão deve haver em nosso coração algumas atitudes que creio ser de grande valor naqueles que se dispõe a isso.
        Primeiramente aquele que quer que toda sua casa sirva ao Senhor deve ter uma atitude de servo. No reino de Deus não há lugar para arrogantes e atrevidos. Em nosso lar Cristo estará no trono e não nós; seremos servos e não senhores; seremos alunos e não professores dele. A natureza adâmica quer se ver livre para fazer o que quiser; quer ter liberdade de tomar suas decisões próprias. Mas no reino de Deus não lugar para tais pessoas. Deus não nos deu uma família para nosso bel prazer. Nossos privilégios aqui aparecem acompanhados de grande responsabilidade e a maior delas é dar a glória que pertence tão somente a Deus na família. Os homens devem saber disso; as mulheres em sua posição de esposa e mãe devem saber disso e os filhos desde novinhos devem ser ensinados acerca de Deus. Esse é o modelo da família, conforme o padrão bíblico. Em Deuteronômio 6 vemos ali como o conhecimento de Deus num lar deve ser levado como culto a Deus, caso contrário satanás entrará e alojará ali com seus ídolos.
        Em segundo lugar creio que a mentalidade de servo deve estar revestida de alegria e prazer em servir ao Senhor. Uma das razões que Deus castigou duramente Israel com o exílio, foi que aquele povo, tendo recebido todo bem material e espiritual de Deus, não O serviu com alegria e prazer no coração. É triste ver o quanto, muitos homens e mulheres hoje não demonstram um pingo de desejo em servir ao Senhor; não se preocupam em ensinar diariamente seus filhos acerca do Deus que se revelou na palavra. Normalmente vemos os chamados crentes com desculpas de canseira no dia do Senhor, mas estão sempre leves e aptos para festas, clubes e passeios. Alguns vão à igreja num culto, porque querem não planejam estar noutro culto. Quando examinamos à luz da verdade percebemos que há idolatria por detrás de tudo isso; pode ser sinal de que muitos jamais conheceram a vida eterna que há em Cristo e que vem ao homem pelo novo nascimento.

Nenhum comentário: