segunda-feira, 6 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (6) descobrindo as aflições "...no meu leito..."



...no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4). DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES: “...no meu leito...” (introdução)
         Amigo leitor, já tivemos uma visão geral do mundo, do seu líder e do seu programa maligno, cruel e escravizador. Não há como escapar da atividade servil e enganadora deste mundo, a não ser por obra misericordiosa do Senhor, porquanto é dito que, “...Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo(1João 3:8). A mensagem bíblica não mudou em afirmar que o mundo continua sendo o mesmo; que satanás ainda está solto; que milhares estão servindo como escravos na construção desse império de trevas, para depois serem lançados na destruição eterna; que a morte mantém seu nefando trabalho em ceifar as almas, jogando-as para as mandíbulas do inferno que nunca diz “basta”.
         Voltemos ao texto, porquanto temos outra lição que emerge com um ensino profundamente revelador. Na experiência da mulher, ela em seu leito acorda sobressaltada, assustada e aterrorizada ao descobrir que está sozinha. Eis aí uma das lições mais preciosas que temos do evangelho da glória de Cristo; dessa maravilhosa obra que cabe tão somente ao Espírito de Deus em usar Sua Palavra para descobrir as almas. Quando Deus abre os olhos espirituais do pecador, somente assim ele poderá enxergar sua triste condição, do contrário a pessoa continuará em seu estado de corrupção até o fim, para depois perecer eternamente. Ora, precisamos entender tal verdade; precisamos conhecer que Deus utiliza o evangelho para chamar pecadores ao arrependimento, e Ele o faz descobrindo as aflições da alma.
         Como é que o pecador passa a buscar a verdade? Será que há um principio de fé na natureza humana? Será que uma motivação natural fará o homem, de repente, pensar em Deus e buscar a Deus? Será que por si só o homem desejará correr em busca do socorro do alto, a fim de escapar da prisão do pecado na qual ele se encontra, sem que por si mesmo possa sair? Jamais! Em sua condição de morto para Deus, o pecador continuará andando assim, servindo com prazer o pecado. Ele é chamado de filho das trevas, por isso odiará a luz (Efésios 5:8). Ele é chamado de filho da Ira, por isso caminha com prazer em direção ao castigo eterno (Efésios 2:3). Ele é chamado de filho da desobediência, por isso prossegue determinado em rebelião contumaz contra Deus (Efésios 2:2). Saulo segue ardendo em ira contra os santos de Deus; seu intento é espancar, prender e até matar os crentes. Não fosse a intervenção misericordiosa de Deus Saulo agiria como um terrorista religioso em Damasco (Atos 9). Amigo leitor, não há no mundo, nem na religião, nem em qualquer outra área da sociedade qualquer meio de mudar o homem no pecado. Ele nada saberá da sua tão triste e depravada condição; continuará gostando da escravidão mundana e tudo faz em troca dos favores carnais do diabo. Seu prazer está na transgressão e não na lei do Senhor; sua vontade é completamente subjugada ao poder dominante do pecado (João 8:34); sua apreciação é por aquilo que o sistema mundano pode lhe oferecer com seus entretenimentos.
         Somente Deus pode chamar o pecador ao arrependimento: ...no meu leito, busquei o amado de minha alma...”. “...não há quem busque a Deus!”, mas o evangelho de Cristo mostra com majestosa glória que Deus busca o perdido! Que é Ele quem chama o pecador! E quando o pecador é despertado para ver sua condição, realmente ele sai na busca pelo Amado de sua alma!

Nenhum comentário: