segunda-feira, 20 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (30 de 30) até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”.



“...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
O NOVO HOMEM E O VELHO HOMEM        “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”.
         Querido leitor, minha esperança é que o Senhor tenha levado a verdade do evangelho achado em Cantares 3. Vimos o que somente a graça pode fazer quando chama um pecador da morte para a vida. Vimos como a fé impressa num coração sai à busca da verdade e não descansa até que encontre o Salvador bendito. Vimos na linguagem de Cantares o que a mãe representa; como no ensino do Velho Testamento ela simplesmente entrega ao mundo pecadores, homens e mulheres que vêm à existência terrena para pecar e morrer.
         Sem salvação o homem seguirá os ditames do pecado e servirá como escravo ao príncipe deste mundo. Sem salvação o homem não passa de um homem natural (1Coríntios 2:14), sem Deus neste mundo (Efésios 2:12) é completamente estranho às coisas de Deus. Sem a salvação que há em Cristo, o homem no pecado segue o curso deste mundo (Efésios 2:2), e jamais perceberá porque está aqui, qual a razão da sua existência tão vã e inútil e assim seguirá seu curso até a morte. Sem salvação não passa de um espiritualmente morto (Efésios 2:1), consciente apenas daquilo que sucede abaixo do sol; nada entendendo dos perigos que lhe cercam, da sua culpa em Adão e da gravidade de sua condição à medida que comete iniquidade (Romanos 2:5). A vida terrena é seu paraíso e suas esperanças estão na expectativa de um mundo melhor. A morte é tratada como um descanso merecido e Deus é visto como alguém que vai levá-lo para o lugar de felicidade eterna.
         Caro leitor, quando a alma descobre suas aflições e corre para o encontro com seu Salvador, que mudança incrível! Uma alma salva passa a caminhar contra toda perspectiva natural. Agora sua alma vivificada passa a andar ao contrário da maneira como anteriormente andava; seu caminho agora sobe, enquanto as multidões descem. Tudo agora milita contra os princípios naturais. A alma salva descobre o quanto estava enganada e volta-se para brilhar no meio deste mundo. Sua função agora é representar seu Deus no meio de uma sociedade corrompida.
         Noutras palavras, a alma salva brilha a verdade da glória de Cristo no meio de seus parentes e amigos. Agora pode mostrar a todos o quanto esta vida mundana é insensata; o quanto é loucura prosseguir seguindo o curso natural, como um barco levado pela correnteza. O testemunho de uma alma salva é um ataque à mentira; é uma denúncia contra o engano do pecado; é uma descoberta da liderança maligna e cruel de satanás contra as multidões que estão aprisionadas em suas garras (1João 5:19).
         Acima de tudo, o testemunho de um salvo tem em vista a glória de Deus. O propósito principal da salvação é a glória de Deus. Um testemunho de um genuíno crente é a demonstração dos milagres da graça; de como Deus chama um pecador da morte para a vida (João 5:24); de como a luz brilhando nas trevas fazem com que satanás seja descoberto e desmascarado o reino Dele. Uma alma salva está proclamando a transitoriedade deste mundo; que a vida é passageira e que o salvo é um peregrino que caminha para a cidade celestial.
         Mais do que isso, o homem espiritual milita agora contra toda investida natural manifestada num tremendo ódio contra Cristo e Seu reino. O crente agora luta contra o pecado, separa-se para Cristo porque fora santificado por Ele e para Ele, e isso condena e irrita o mundo. A vida do salvo testemunha que Cristo vive. O mundo prega e assegura a todos que Cristo foi crucificado e que está morto. Mas o crente está declarando que Ele venceu a morte e que Seu viver transparece em vidas salvas e transformadas. Mais do que isso, o testemunho do salvo na sociedade atrai pecadores para Cristo e assim o ministério do Senhor prossegue em chamar pecadores à salvação. Glórias ao Senhor!

Nenhum comentário: