sexta-feira, 17 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (29) o novo homem e o velho homem “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e..."



“...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
O NOVO HOMEM E O VELHO HOMEM        “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”.
         Prezado leitor analisemos bem o ensino prático que temos no ato dessa mulher que ao encontrar com seu Amado levou-O à casa de sua mãe, para que fosse conhecido em sua família, especialmente de sua mãe. O convertido agora é um homem espiritual, um novo homem apresentando a nova vida perante o homem natural, o velho homem. Cristo passa a brilhar por meio de um pecador que arrependido encontrou a salvação. Agora a alma salva quer publicar sua fé a todos; quer que todos os outros sejam libertos da escravidão do pecado por meio do conhecimento da verdade salvadora.
         Caro leitor estamos diante da verdade que o crente agora, como uma nova criatura é colocado perante a sociedade corrompida. É o novo homem em Cristo perante o velho homem em Adão. Que verdade bendita! O evangelho transforma o homem natural num homem espiritual! Eis aí a verdade do novo nascimento, da obra miraculosa do Espírito de Deus e da Palavra! Somente homens e mulheres transformados podem brilhar na escuridão deste mundo, a fim de mostrar a todos a perfeita justiça de Cristo.
         Para que entendamos isso com mais clareza teremos que voltar ao texto em Cantares, a fim de explicar o real significado daquilo que nos é mostrado ali: “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe...”. O que significa isso? O que a presença da mãe tem a ver com a verdade de uma nova vida? Amado leitor, temos que encarar este mundo com seus costumes e tradições à luz das Escrituras. A palavra de Deus põe nossos pés no chão e firma nossos passos. Sem o conhecimento adequado da Palavra revelada seremos engolidos pelas mentiras e vaidades desta vida passageira. Notemos bem o que uma mãe representa na linguagem de Cantares. Ela mostra aquilo que uma mulher traz ao mundo – pecadores! Uma mulher quando dá à luz está expondo ao mundo homens e mulheres que andarão no pecado e que fatalmente morrerão. Noutras palavras, a mãe dá à luz vaidades, desgostos, tristezas, escravos, etc.
         Que quadro de horror! Davi deu conta de sua situação após sua queda com Bate-Seba e sentir o impacto do terror de suas iniqüidades: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). A presença da mãe em Cantares mostra o terrível ensino da depravação total, da escravidão do pecado e da condenação que aguarda o pecador! Na bíblia não há lugar para engrandecimento de uma mãe, ou mesmo de um pai, porquanto, logo que uma alma se dá conta de sua condição vil, ela não busca recurso em seu pai ou sua mãe, mas sim no Salvador bendito.
         Ora foi isso o que ocorreu com aquela mulher assim que achou seu Amado. Ela levou-O para a casa de sua mãe, a fim de apresentá-Lo. É assim que age o convertido. Ele leva o testemunho da sua salvação, da sua nova vida para seus parentes. Ele conta aos seus que achou a vida no Filho de Deus, não em sua mãe, nem em seu pai! Ela notifica aos seus parentes que agora sim, achou a riqueza, a segurança, a alegria, enfim tudo que tanto anelava sua alma, em Cristo. Noutras palavras o testemunho de um crente é uma denúncia da vaidade desta vida, da ilusão deste mundo e da transitoriedade de tudo aquilo que é visível.
         Quanta diferença do homem espiritual para o homem natural! O homem natural vive desta vida e em sua cegueira é conduzido pelo engano da carne e pelas manipulações do príncipe deste mundo. Este reino passageiro é fascinante aos seus olhos e nada pode entender de eternidade. Quantos milhares seguem assim por esse caminho belo, atraente, mas que o fará cair em caminhos de morte. Quanto anelo que leitores e mais leitores possam achar o descanso eterno em Cristo que tanto sua alma precisa!

Nenhum comentário: