quarta-feira, 1 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (17) à procura do Amado "...busquei o Amado de minha alma..."



...Busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
À PROCURA DO AMADO DA ALMA:  “...busquei o amado de minha alma...”
         Amigo leitor, estamos analisando a frase “...busquei o amado de minha alma...”. Certamente estamos perante a verdade que a fé bíblica é dinâmica e atuante. Quando o perdido sai à busca da verdade que lhe salva, todo seu ser se dispõe a procurar aquilo que é seu tesouro. Estou dando tanta ênfase a essa verdade porque tem sido grande a pressão da apostasia em nossos dias, e com esse espírito de afastamento da Palavra de Deus, certamente outro tipo de fé entrou no cenário evangélico de forma epidêmica. Quando analisamos essa fé à luz da Palavra a conclusão é que ela é feita de plástico mundano e não do aço celestial. A fé tão apregoada hoje carrega consigo todos os elementos carnais, por isso está impregnada da arrogância humana.
         Mas, vamos focalizar nossa atenção na fé que tem plena afinidade com a Palavra de Deus, porquanto o princípio ativo da revelação bíblica é: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça..”. A mulher solitária de Cantares é a figura da alma que vê seu estado desesperador e corre em busca do Salvador bendito. Há uma atividade da fé, porquanto ela age sob a chamada da graça. Quando o pecador se levanta em seu desespero na busca do Salvador bendito é porque Deus o chama. Notemos bem como as Escrituras deixam tal verdade bem esclarecida: “...Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Isaías 43:1). Claramente vemos que o amor eterno está em plena atividade, chamando os perdidos à salvação. Se o homem corre em direção a Deus é porque Deus veio em direção a ele! Outro verso deixa essa verdade ainda mais evidente: “...com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3). Estamos diante do fato que o poder absoluto é o da graça e não da fé. A voz solene da graça chama o morto, então ele ressuscita! A fé só pode agir em direção a Deus quando este convida o perdido para Si: “...Pois quem por si mesmo ousaria chegar-se a mim? diz o Senhor” (Jeremias 30:21). É algo sobrenatural! É um acontecimento glorioso, inaudito! É um acontecimento que assombra e paralisa o mundo e que mobiliza o céu em festa (Lucas 15:10).
         Digo mais que quando um homem sai em busca do Amado de sua alma, é um começo que jamais mais terá fim; é uma nova criação (2 Coríntios 5:17); é uma alma que estará unida a Cristo, será Dele para sempre! Sendo assim, ninguém pode estorvar a fé; nenhum poder deste mundo, nem dos anjos conseguirá barrar a atividade da alma que sairá em busca do seu tesouro eterno. É a alma condenada buscando o salvador! É a alma escravizada em busca do grande libertador (João 8:32)! É a alma que estava cega, mas que agora vê o caminho de luz à sua frente! É a ovelha errante que agora ouve a voz do Pastor!
         Quão diferente é a fé bíblica com essa aberração religiosa de nossos dias! A multidão corre em busca de suas paixões! Correm em busca de seus tesouros terrenos e satanás se projeta lá adiante com suas atrações religiosas! Quão poderoso é esse espírito de superstição e de dolo em nossos dias! Milhares receberam em seus corações uma falsa paz alimentada no coração!
         Mas a mensagem do evangelho ainda não parou, pois Cristo continua a chamar os perdidos! Talvez haja entre meus leitores alguém que está como a mulher de Cantares; alguém que está vendo seu estado de perdição e que busca a verdade da salvação eterna!

Nenhum comentário: