quarta-feira, 15 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (27) estava perdido, mas foi achado "...agarrei-me a Ele, e nao o deixer ir embora"



“Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
ESTAVA PERDIDO, MAS FOI ACHADO      “...agarrei-me a Ele e não o deixei ir embora...”.
         Amigo leitor, eis aí o verdadeiro encontro entre o pecador e seu salvador: “Agarrei-me a Ele, e não o deixei ir embora”. Quando a graça atrai, a fé avança na direção certa até o lugar do encontro. Quando o homem vai a busca da salvação, a corda da misericórdia o puxa até o lugar certo, porque é uma ação do coração: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração” (Jeremias 29:13). Não é algo natural; não é uma mera decisão; não é resultado de uma persuasão externa. A obra é do Espírito de Deus vivificando a Palavra no coração, abrindo os olhos do pecador para a verdade, a fim de ver o glorioso Rei dos Reis e Senhor dos senhores.
         Qual foi a reação daquela mulher ao vislumbrar o seu Amado? “...agarrei-me a Ele, e não o deixei ir embora”! Eis aí o significado prático do encontro do pecador com o Salvador. Eis aí o que Cristo Jesus, o Filho de Deus representa para os pecadores. Nada tem a ver com o Cristo moderno, o Jesus que satisfaz os anseios carnais e mundanos; o Jesus da prosperidade, do sucesso material; o Jesus que alavanca as emoções religiosas dos infiéis. Satanás se disfarça bem de Jesus e se coloca nas esquinas, nas igrejas, nas ruas, nas praças, pela televisão e pelo rádio, apresentando-se como a verdadeira solução para “abençoar” os iníquos caminhos das multidões tão solícitas na busca dos prazeres terrenos.
         O homem arrependido e contrito não vive à busca desse elemento enganador que tem contagiado milhares em nossos dias. Para a alma humilhada o mundo está sendo rasgado como papel, passando como fumaça. Ele vive como peregrino à procura do lar; vive como um órfão à procura de uma família; sabe bem que esta vida vai findar e anela saber como chegar ao céu. O homem quebrantado no coração não busca uma vida fácil aqui, porquanto reconhece agora a trivialidade e o engano deste mundo.
         Positivamente, o homem arrependido busca a salvação e quer conhecer o Salvador. Seu problema é na alma, por isso busca recursos eternos e não meros alívios físicos; é um escravo que tem em vista ver-se livre das algemas e grilhões do pecado. Quer ser liberto na alma para andar pelo caminho do dever, da santidade e obediência a Deus.
         Sendo assim, o que a fé fará ao ver o Salvador tão perto? Há de agarrá-Lo! É realmente um encontro encantador, porque nesse encontro há uma reciprocidade de prazer. É uma satisfação para uma alma aflita achar seu Senhor, bem como há um prazer no Salvador em ter perante Ele um dos Seus escolhidos. Enquanto a fé diz: “Achei meu Salvador!”, o Senhor diz: “achei um pecador!”. A alma salva, doravante poderá dizer: “Cristo, tu és meu”! Sendo assim, Por que voltar atrás? Não há razão para isso! A alma está segura e aprisionada pelo amor eterno; está abraçada e dominada pelo poder soberano do Deus que afirma ter Suas ovelhas em Sua mão e que não há de perder nenhuma delas.
         Amigo, estamos tratando aqui da conversão verdadeira. Quando pecadores voltam para o fascínio mundo, é porque jamais foi a Cristo. Não há um crente genuíno que tenha mais prazer pelo brilho ilusório deste império terreno. Os constantes desejos carnais são vencidos pela fé estribada na Palavra. A carne, o mundo e o diabo são constantemente postos na periferia, por causa do amor a Cristo, o Sol da Justiça.
         Amigo, você é uma alma satisfeita? Não somente achou o Salvador, como também anda com Ele rumo ao céu em plena convicção? Foi tirado o peso atroz da culpa que dominava sua alma? Está plenamente certo que é um peregrino e forasteiro que caminha rumo ao lar?

Nenhum comentário: