quinta-feira, 16 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (28) o novo homem e o velho homem “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”.



“...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
O NOVO HOMEM E O VELHO HOMEM        “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”.
         Amigo leitor estamos vendo no texto os atos da fé genuína, e o seu encontro com o Salvador bendito. Em última análise, a fé genuína apodera-se da verdade. Aí está o nítido contraste entre a fé genuína e a falsa fé. Na busca pela verdade o pecador arrependido não há de se contentar, a não ser pela verdade: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Quando Cristo chama o pecador pela mensagem do evangelho, a alma é atraída das trevas para a maravilhosa luz (Col. 1:13). João afirma que Deus é luz e não há Nele treva nenhuma. A alma que quer conhecer a verdade está disposta a pagar o alto preço pelo conhecimento da verdade salvadora, por isso todo seu ser é atirado a essa busca, como se estivesse atrás de um tesouro. O preço de achar a verdade é um altíssimo preço, por isso quem está disposto a comprar com sacrifícios lutas e nunca, jamais vendê-la (Provérbios 23:23). Quando a fé não é verdadeira, qualquer bijuteria serve. A fé carnal é sensibilizada pela aparência, não desembrulha os pacotes belos dos falsos mestres e aceita facilmente as lisonjas do pai da mentira. A fé natural é induzida por sentimentos e não por um conhecimento adequado, a fim de santificar todo seu ser naquilo que fora avaliado e provado ser de Deus. A fé natural não possui asas para subir; não tem o combustível celestial para trilhar a subida rumo ao céu.
         Amigo leitor esforcei-me ao máximo para expor em palavras o real significado do encontro do pecador com o seu Senhor e Salvador. Que o Senhor tome meus fracos argumentos e os transforme em bênçãos, a fim de que meus leitores entendam a verdade salvadora para a edificação espiritual. Estamos chegando ao fim dos meus argumentos em torno do texto lido, mas temos perante nossos olhos uma preciosa lição acerca do que acontece quando uma pessoa é transformada num homem espiritual.  Tomemos o texto na frase: “...até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu”. Foi uma reação incrível daquela mulher, assim que encontrou seu Amado. Ela queria que Ele agora fosse conhecido em sua própria família, especialmente de sua mãe. Ela tomou seu Amado e o levou até dentro da sua casa a fim de apresentá-Lo à sua mãe.
         Por que isso? Que lição o Espírito de Deus tem para nos mostrar? Estamos presenciando exatamente aquilo que Palavra de Deus nos ensina a respeito da mudança no coração do convertido. Agora o homem natural é transformado num homem espiritual (1Coríntios 2:15). Que grande diferença! Agora que Cristo é conhecido no coração e a alma é libertada mediante o conhecimento da verdade, há uma atuação de testemunho no viver. Cristo no coração faz a real diferença, porquanto a pessoa convertida é remetida de volta ao seu ambiente natural; ela quer tornar seu Senhor conhecido; ela quer mostrar aos parentes e amigos que agora encontrou o Salvador e que Nele achou segurança, vida, amor e liderança. A plena certeza da verdade no íntimo lança fora o medo, por isso ela volta para trazer luz onde há trevas; trazer alegria onde só achara tristeza; trazer vida num ambiente onde reina a morte.
         É assim que o Espírito de Deus opera numa alma salva. Há uma separação, porque agora não é mais uma pessoa com a mentalidade natural, mundana e egoísta. Agora sua alma foi vivificada, sua mente foi renovada pela verdade; agora enxerga as coisas como elas realmente são à luz das Escrituras. Prezado leitor, Cristo Jesus, o Senhor habita em seu coração? Você um dia estava perdido, mas foi achado pelo amoroso e fiel Salvador? Habita a luz celestial em seu coração, de sorte que você trilha em plena certeza pelo caminho que leva ao céu? Seus amigos e parentes presenciam a mudança ocorrida em seu viver?

Nenhum comentário: