sexta-feira, 3 de junho de 2011

AS AFLIÇÕES DA ALMA (19) intensificando a busca "...levantar-me-ei, pois e..."



“Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
INTENSIFICANDO A BUSCA:     “...levantar-me-ei, pois, e...”
            Caro leitor, o texto mostra a mulher levantando do seu leito e tomando a rota certa na busca pelo seu Amado. É essa confiança que o pecador tem quando se ergue na busca pela verdade salvadora. Para um pecador arrependido não é qualquer coisa que vai servir aos seus interesses eternos. A fé que brota no peito de um pecador arrependido não se contentará com as vãs promessas deste mundo sobrecarregado de mentiras. A fé toma um só caminho e nele persevera na busca pela verdade salvadora.
         Notemos bem como ela toma os caminhos normais da vida na busca pelo seu Amado. Seu primeiro percurso foi longo e periférico: “... rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças...”. Onde poderia achar o tesouro da alma? Onde achar a mensagem certa? Onde encontrar um amigo fidedigno que possa me conduzir pelo caminho certo? No livro de Josué no cap. 2 temos a fulgurante história de Raabe. A vida dessa mulher faz brilhar a graça de Deus em meio aos terríveis juízos que cairiam fatalmente sobre Jericó, a cidade onde ela morava. Por longos anos Raabe ouviu a respeito do Deus de Israel que havia libertado um povo no Egito, abriu um caminho no mar vermelho e que estava trazendo aquele povo para destruir as nações na terra de Canaã, a fim de habitar ali.
         Quarenta anos haviam passado e agora aquele povo libertado por Deus estava chegando para o ataque; a cidade de Jericó estava fechada rigorosamente, mas Raabe no coração queria pertencer ao Deus de Israel. Ela estava esperando a chegada dos dois espias, sem que ninguém tivesse informado a ela. Mas seu coração ansioso aguardava o momento certo para pedir socorro e livramento desse forte e poderoso Deus de Israel. Raabe era diferente do povo dela. Aquele povo fechado não sabia que estava lutando contra Deus, e que não há muralhas nem portões trancados contra o Deus de Israel. Quando Raabe pode ouvir as condições para que ela escapasse da morte com sua família, que alegria inundou sua alma! Assim aquela mulher passou a residir no meio do povo de Israel e ser contada como pertencente pela fé a esse Deus.
         Quando a alma sai em busca da verdade pelas ruas e praças ela está procurando a pista certa. Ela vai às igrejas, nos parentes, nos amigos, etc. Ela quer ouvir a verdade, mas encontra tanta confusão! Ela encontra aqueles que dizem que seu problema é de ordem psicológica; que seu problema é solucionado com uma forte oração; afirmam que Deus está com ela e que ela deve parar de viver assim. O que acontece? “... Busquei, porém não achei”. Sua alma está aflita, desesperada. Nenhum conforto achou! A paz verdadeira ainda está longe e a culpa ainda cerca seu coração. Ela quer saber onde está o verdadeiro Salvador, redentor, amigo fiel e inseparável daqueles que O buscam de todo coração.
         Amigo é nessa situação que você se encontra? Vive como uma andorinha longe do ninho? Sabe que está sendo levado pela correnteza desta vida, mas sem saber qual será seu destino final? Tem percorrido todos os lugares à busca dessa verdade que realmente lhe dê a paz com Deus e a paz de Deus? Já encontrou seu Senhor? Oh, Ele está tão perto! Toda essa confusão não vem Dele, mas sim deste burburinho mundano! Satanás está desesperado em perder uma alma para o Reino de Deus! Ouça a voz do bom Pastor das ovelhas! Chegue-se a Ele agora, ovelhinha perdida!

Nenhum comentário: