terça-feira, 2 de abril de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (13)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ONDE ESTÃO OS TESOUROS DA GRAÇA: “Vinde a mim!”

Cristo é a fonte de amor perene, onde nunca o salvo encontrará qualquer decepção, como achamos neste mundo. Em Seu amor o salvo acha segurança, amparo e livramento, pois o amor perfeito do Senhor jamais vai lhe deixar em situação de desespero. Se houver qualquer desespero de nossa parte é porque ainda não aprendemos a viver confiando em Suas promessas, quando Ele diz que nunca nos desamparará. O mundo atual é tão atrativo e aparentemente seguro que pensamos que ser ele mais forte e confiável. Foi assim que fez Roboão, quando abandonou seu Deus e passou a confiar no homem, para a destruição do seu reino (2 Crônicas 12).

Caros irmãos, examinemos os Salmos, como em sua maioria vemos o salmista buscando socorro em Deus, porque fora Dele não havia qualquer lugar de refúgio onde sua alma pudesse se abrigar. Toda vez que buscamos o mundo como nosso socorro, não demora que nossa alma começa a entrar em desespero, pois o mundo não tem nada capaz de lidar com os dilemas da alma. Veja como o Salmista mostra essa verdade na seguinte confissão: “A minha alma tem sede do Deus vivo…” (Salmo 42:2). Logo no verso 5 ele questiona sua própria alma: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?”. Eis a experiência real de um crente e do que ele enfrenta no íntimo e também por fora. Por essa razão, usufruir do amor do Senhor mostra ser uma casa perfeitamente segura para a habitação do crente.

Obviamente, tais experiências hão de estar em sintonia com alguém que procura exercitar sua fé e confiança nas promessas. A fé deve chegar ao ponto de completa maturidade, a fim de dominar o ímpeto da carne e guiar a alma a transitar com Deus pelo caminho certo do dever e adoração. Oras, é isso que vimos no Salmo 42:5, onde a fé cristã sobrepuja a natureza carnal, para ordenar a própria alma a esperar em Deus: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu”. Assim entendemos que cercado desse perene amor, o ambiente será cheio de encorajamento, segurança e ousadia.

Mais do que isso, Cristo é o modelo perfeito para que aqui sejamos perfeitos nos nossos deveres. A graça que nos salvos e nos batizou no Amado de nossa alma, de forma impressionante ela fortalece o crente no viver. Fora de Cristo não há qualquer poder para o homem. Mas o salvo acha em Cristo a perfeição. O pecado vai devorando o homem natural e o conduz às atividades ainda mais perversas, porque não há como mudar o homem caído em Adão. O pecado deteriora e não revitaliza o homem. Sua jornada como injusto é para cometer mais injustiça. Sua jornada como um ímpio é seguir na impiedade, sem qualquer temor do Senhor. Mas o crente é diferente porque ele busca ser perfeito como seu Senhor é. A formosura de Cristo é a base para que estruturemos nossas vidas de tal maneira que nosso projeto no viver é ser iguais a Ele. Obviamente, aqui neste mundo seremos barrados pelas nossas imperfeições, mas avançamos, até chegar à perfeição total quando estivermos na glória com nossos corpos glorificados.

Nenhum comentário: