quarta-feira, 17 de abril de 2024

TESOUROS DA SALVAÇÃO EM CRISTO (6)

 


Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)
AS RIQUEZAS DA JUSTIÇA PERFEITA ACHADA EM CRISTO.

Precisamos conhecer melhor as riquezas achadas na justiça de Cristo, justamente porque fomos aceitos perante Deus por causa dessa justiça, conforme o ensino tão dinamicamente ensinado em toda Escritura, mas especialmente em Romanos 5. Obviamente é impossível entrar nos detalhes dessa perfeição, porque estamos lidando com Deus. Como eu na minha imperfeição poderei saber da justiça perfeita do Senhor? É impossível para mim, a não ser que examinemos aquilo que a Bíblia nos revelou.

A perfeita justiça de Cristo é vista pela brancura do Suas vestes e do Seu trono. Tal brancura realça a pureza e santidade da justiça de Cristo. Significa que não há qualquer mancha de iniquidade, qualquer erro, qualquer evidência ou traço do menor pecado em Cristo, por que se houvesse Ele não seria justo. Qualquer pano, por mais branco que for mostrar numa simples nódoa que está sujo. Vemos como Deus dinamiza, dando ênfase à perfeição de Cristo. Na página anterior procurei mostrar o quanto Deus fez questão de que as ofertas de sacrifícios e os animais fossem puros e sem qualquer defeito, caso contrário não seriam aceitas. Em 1 Pedro o Apóstolo destaca bem o fato que os crentes foram comprados, não por prata ou ouro, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro, sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
Assim vemos o quanto a cor branca nos mostra que em Cristo é impossível o homem achar qualquer defeito, porque o desqualificaria para o serviço como Salvador ali na cruz. Qualquer outro nome que os homens inventarem para anular Cristo, ou mesmo ajuntar-se a Ele para a salvação, não há dúvida que é ofensa e até mesmo blasfêmia. Além disso, Cristo é visto como o Sol da justiça e nós sabemos o quanto o sol é totalmente fogo e fogo indica pureza. Quando a luz da glória de Cristo brilhou perante Saulo de Tarso, foi suficiente para levá-lo ao pó, como um verme que só e atirado na morte eterna devido a presença misericordiosa e salvadora do Senhor em sua vida. (Atos 9).

Também, a justiça perfeita de Cristo foi evidenciado em seu modo de viver, falar e em todos os seus atos. Sabemos que a justiça ou injustiça há de aparecer no viver. A justiça aparecerá em atos de justiça e no ódio à qualquer iniquidade. Veja bem como Aquele que veio ao mundo e tornou Homem, em tudo pode honrar Seu Pai celestial. Em Hebreus é dito que Ele em tudo aprendeu obediência Àquele que lhe enviou ao mundo. O Senhor amou os homens, fez o bem, falou a verdade, encarou a mentira e a condenou incessantemente; atacou a hipocrisia religiosa; fulminou a incredulidade, mas procurou em tudo mostrar que estava no mundo para fazer a vontade do Seu Pai celestial. Nosso Senhor viveu na perfeita justiça, de tal maneira que ninguém pode convencê-lo de qualquer pecado.

Mesmos nos momentos mais angustiantes da Sua vida, nosso Senhor procurou se amoldar ao controle do Espírito Santo, quando foi levado para ser tentado, jamais deixando ser levado pelas astutas palavras do inimigo. Em tudo honrou as Escrituras, sempre mostrando aos judeus a linguagem clara e inequívoca da Palavra de Deus, para que todos soubessem que as Escrituras em tudo falavam Dele, mas que por culpa da incredulidade inerente, eles não podiam enxergar as verdades eternas. Toda oposição o Senhor enfrentou e jamais titubeou em Sua santa decisão de ir à cruz e foi como o Justo e puro Cordeiro imaculado, provando o amargo fel por Seu povo eleito.

Nenhum comentário: