terça-feira, 9 de abril de 2024

TESOUROS DA SALVAÇÃO EM CRISTO (3)


Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)
AS RIQUEZAS DA JUSTIÇA PERFEITA ACHADA EM CRISTO.

Ah! É precioso ver o quanto Deus fala sobre a justiça nas Escrituras! No tocante à salvação, a justiça é o tema que mais predomina em toda Escritura. Qual a razão? É que a salvação vinda de Deus aos homens é essencialmente uma manifestação da Sua perfeita justiça, vista em Cristo: “...o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Isaías 53:11). A justiça de Deus é o também o tema central da preciosa carta de Paulo aos Romanos, onde o apóstolo, não somente trata do aspecto da salvação imediata, como também da justiça implantada na vida dos que são salvos (confira todo capítulo 6 de Romanos).

Por que tanta ênfase na justiça? A razão óbvia é que o pecado é injustiça em sua essência. Desde a queda Deus sempre pôs a justiça dele à frente, ao tratar com o pecador e a salvação. Foi assim com nossos primeiros pais, pois Deus, ao matar um animal para, da pele dele fazer vestes para o casal estava mostrando o quanto o pecado desnudou o homem e o colocou numa situação de vergonhosa nudez espiritual diante de Deus. Logicamente, um animal puro sendo morto já simbolizava a vinda de um Homem perfeitamente Justo para ocupar o lugar do pecador culpado. Veja como Cristo, o justo e justificador aparece e traça o caminho que segue até à cruz desde o princípio. Maravilha das maravilhas!

Agora é o momento para avaliar um pouco mais a justiça dos homens e como eles a têm como se fosse a mais preciosa virtude. Porém, de cara vemos como Deus desprezou a justiça de nossos primeiros pais, dizendo que as vestes feitas de folhas de figueira não tinham nenhum valor (Gênesis 3:7). A atitude de Caim foi pior, porque recusou o mesmo sacrifício feito por Abel, desdenhou do culto a Deus e partiu para promover um mundo com seu sistema religioso, como vemos até hoje.

O que o evangelho da justiça perfeita de Cristo faz? Não tenho dúvida que o primeiro ato da pregação é desmanchar a justiça própria do homem. Toda reação do homem ao ouvir da justiça de Deus é armar-se, erguendo sua própria justiça. A bíblia em Isaías 64:6 apresenta a justiça do homem como trapo imundo. Mas o que vemos são os homens, como que demonstrando suas obras de justiça, ou em palavras ou em atos. Infelizmente o medíocre evangelho humanista tem se erguido para promover a salvação dos homens, sem que seja primeiramente arrancado seus trajes imundos aos olhos de Deus.

Os homens estão sempre dizendo a Deus que o caminho deles é do jeito que eles querem, que gostam. Eles estão inventando seus ídolos; se escondem de Deus e se armam com palavras e até mesmo perseguição contra os santos, a fim de recusar a justiça de Cristo. Muitos na aparência se tornam espirituais e até mesmo parece que são convertidos, mas a verdade é estão dizendo no íntimo que o caminho deles é daquele jeito. Foi assim com Israel nos dias do profeta Isaías, porque tudo faziam para mostrar que estavam cultuando, mas Deus que tudo vê, mostrou-lhes que precisavam de purificação, pois estavam imundos, e doentes da cabeça aos pés (leia todo capítulo 1 de Isaías).

Mas a verdade é essa. Como pregador eu sei o quanto é impossível para mim arrancar as imundas vestes de justiça dos homens. Ei-los sempre com desculpas, fugindo, se escondendo, além de procurar uma religião onde possa ser tratado com “amor e palavras amigas”. É arte do pecado enganar o homem e dizer para ele que Deus é injusto e indigno de confiança. É arte do pecado levar o homem a sentir-se que não é tão pecador como os outros, não obstante Deus mesmo mostra que toda raça se acha em igualdade no pecado (Romanos 3:9)

Mas eu sei o quanto o evangelho da justiça de Cristo é repugnante para o mundo! Eis a razão que Paulo diz em 1 Coríntios 1 que não cansava de pregar “Cristo crucificado”. Justamente por isso. A cruz releva a glória da justiça de Cristo, pois ali ele destruiu por completo a justiça deste mundo. É por essa razão que o mundo sempre persegue os crentes por causa da justiça. Qual justiça? A perfeita justiça de Cristo vista nos salvos.

Nenhum comentário: