terça-feira, 16 de abril de 2024

TESOUROS DA SALVAÇÃO EM CRISTO (5)

 


Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)
AS RIQUEZAS DA JUSTIÇA PERFEITA ACHADA EM CRISTO.

Devo continuar tratando da perfeita justiça de Cristo, porque tal justiça será vista no no viver dos santos. A ausência da perfeita justiça na vida de uma pessoa não crente é perceptível e é visto em cada detalhe do viver, pois a atenção é voltada à honra e direitos. Vemos isso na vida de um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Jesus. Mesmo vendo a chegada da morte, ainda assim seu conceito de religião mostrou o que realmente queria. Ele viu Jesus como alguém que podia lhe tirar daquela condição miserável e fazê-lo voltar milagrosamente ao seu curso de vida com práticas cruéis. Noutras palavras, aquele estava dizendo que não merecia ser crucificado e que merecia um ato de justiça para tirá-lo da sentença que o levou ao inferno.

Então, vemos que o deus que eu crio na mente, realmente é um retrato falado da da minha vida e do meu modo de viver, atirando-me no mesmo caminho de Caim e e desafiando a Deus. Isso é o que faz a justiça própria. O caminho da auto justiça é assim, pois meu caminho mostrará quem eu sou e como vivo ignorando os caminhos justos e santos de Deus. Mostrando isso em cada detalhe do viver. A justiça própria será revelada no falar, andar, nas amizades, nos pensamentos e no tipo de religião que escolheu, pois todo palco será preparado para a exibição da justiça própria no viver. Porém, não podemos esquecer que, aquilo que o homem chama de justiça, Deus chama de imundície e na bíblia inteira vemos como Deus condena e despreza tais atos. Até mesmos os crentes podem manifestar traços de justiça própria, mas Deus sabe perfeitamente como lidar com cada situação e como tratar com o orgulho próprio.

Não tem dúvidas que tratar da justiça de Cristo é campo de infindas riquezas, mas creio que tratei do que realmente precisamos saber, a fim de ficarmos mais perto de Cristo, acolhendo-nos nos braços compassivos do nosso bom Senhor que nos amou e nos recebeu. Por essa razão parto agora para tratar das MARAVILHAS DA JUSTIÇA DE CRISTO. Cansamos de focar nossos trapos que na conversão foram lançados fora, a fim de que fôssemos revestidos da justiça perfeita do Senhor e assim fomos aceitos no nosso Amado, conforme o ensino visto em Romanos 5.

Vamos agora focar nossa atenção na pureza da justiça de Cristo. Admiremos aquele que Deus chamou de “o Justo” (Isaías 53:11). Todo ensino e profecias acerca de Cristo vistos no Velho Testamento é Deus exibindo Sua perfeita justiça. Deus fez questão que as Escrituras mostrassem o Salvador perfeito em tipos, símbolos, salmos e profecias. Tudo nesse Salvador era visto em pureza, tanto interno como externamente.

Noutras palavras, Deus está dizendo todos os que fossem aceitos Nele seriam vistos como justiça (2 Coríntios 5:21). Em Seu serviço sacerdotal, profético e Rei, em tudo brilharia Sua real justiça. Por essa razão vemos na profecia da vinda Dele ao mundo Deus lhe deu um título: “Senhor, justiça nossa”. Não está tratando do reino milenial coisa alguma, mas sim da vinda Dele para trazer salvação: “Nos seus dias Judá será salvo…” (Jeremias 23:5 e 6).

Afinal, o que nós os crentes precisávamos? Não era de justiça perfeita? Não esqueçamos que fomos pesados na balança divina e achados em falta; não esqueçamos que a perfeita e justa lei de Deus escancarou sua boca para nos xingar continuamente de “malditos!”. Mas foi na cruz que o perfeito e justo ocupou o lugar de miseráveis e condenados, a fim fazer deles homens e mulheres justos perante Deus e viverem como justos no mundo de total injustiça.

Nenhum comentário: