terça-feira, 30 de novembro de 2021

SALVAÇÃO, SANTIDADE, JUIZO (4)


TEXTOS: Isaías 55:3. Mateus 11:28. Salmo 119. Mateus 7

TREMENDA SALVAÇÃO: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim...”

        Notemos bem no texto quão grande salvação envolve a vida do crente, porquanto Deus está lidando com almas e não com aquilo que o mundo promete e que tanto a natureza carnal gosta e busca. Esse é o propósito do santo evangelho que emana do céu aos perdidos aqui. Jesus entrou na casa de Zaqueu e disse depois que houve salvação ali (Lucas 19:1-10). A salvação envolveu a alma daquele pobre pecador, de tal maneira que os grilhões que o faziam escravos, todos foram soltos, a fim de libertar Zaqueu, e seu modo de proceder foi profundamente mudado, que Ele passou a desejar servir. Quão grande salvação! Notemos também a vida dos habitantes de Tessalônica, os quais se converteram, pois Deus vivificou suas almas e doravante eles não quiseram mais saber de seus ídolos, porque queriam servir ao Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1).

        Mas também essa salvação é tão tremenda que o Senhor não somente lida com as almas, como também o Salvador se apresenta para ser o amigo fiel ao lado do salvo. Vemos isso em Mateus 11:28, pois ali Ele convida o aflito: “vinde a mim!” Fantástico! Ele não somente é o Salvador que liberta as almas da opressão e da miséria do pecado, como também se põe ao lado dos salvos. Incrível lição que vem a nós numa linguagem bem fácil de entender, porque nosso Senhor se posiciona como alguém infinitamente manso: “...sou manso e humilde de coração”. Sabemos como o povo sempre sofreu com a liderança de homens malignos neste mundo. A sociedade religiosa de Israel naqueles dias sofria com a imposição cruel dos fariseus, os quais subjugavam o povo com pesados fardos, os quais eles mesmos tocavam. Eram eles realmente os hipócritas dos hipócritas.

        Mas ali estava alguém que veio ao mundo para sofrer como se fosse um boi de carga, o qual veio ao mundo para carregar nossos fardos. Que companhia incrível! Veja que Ele convida para tomar o jugo dele. Noutras palavras, ele está dizendo: “Ande comigo e aprenda comigo”. Mas, o que acontece é que uma junta de bois divide o fardo para puxar a carga. No caso de Cristo Ele diz que seu jugo é suave e seu fardo é leve. Que amor glorioso do Senhor pelos perdidos. Estamos num mundo onde só há amargura, decepção e falta de amor. Mas Ele veio para andar conosco, carregar nossos fardos e nos ensinar sobre Sua humildade, coragem e disposição de servir, enquanto andarmos em direção à cidade celestial.

        Notemos bem como Ele sempre encorajou servos dele, como Moisés, Josué e Paulo. Quantas vezes o Senhor apareceu a Paulo para dizer-lhe que não deveria temer, porque Ele estava ao seu lado para protege-lo. Aprendemos sobre a vida de Enoque, de Abraão, Noé e outros, os quais no meio dos perigos aprenderam a andar com Deus e foram vitoriosos. Podemos nós andar neste mundo sem esse companheiro tão fidedigno? Podemos nós achar que vamos passar ilesos sem sua companhia? Não há seres mais presunçosos do que nós, quando decidimos a fazer o que quisermos fazer sem Cristo. O “aprendei de mim” ressoa aos nossos ouvidos sempre, pois temos um amigo fiel que compadece de nossas fraquezas e nunca nos abandonará em quaisquer circunstâncias.

Nenhum comentário: