quinta-feira, 4 de novembro de 2021

“A VENENOSA JUSTIÇA PRÓPRIA” (1)




“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar os justos, e sim pecadores ao arrependimento” MATEUS 9:13

INTRODUÇÃO:      

        Querido leitor, a história em torno desse verso é muito importante. Nosso Senhor havia convidado Mateus para segui-Lo e este deixou tudo a fim de acompanhar o Senhor. Foi aquele ato soberano de Deus quando Ele passa e chama pecadores. Mateus estava mui contente e logo chamou seus amigos para que Cristo falasse com eles também. Esse acontecimento incitou o ódio dos fariseus, porque para eles aqueles homens eram indignos, traidores de Israel porque trabalhavam para o governo romano.  Mas foi nesse momento que Cristo mostrou para eles o motivo pelo qual Ele veio ao mundo. Aquela atitude deles era irracional, porque eles deveriam ler o livro de Miquéias onde Jeová diz: “Ide, pois e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios”. Foi nesse momento que Cristo esclareceu o motivo de sua vinda ao mundo: “...porque eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.

        Já pude escrever uma mensagem sobre esse verso, mas sei que ele é cheio de riquezas abundante para nosso ensino, especialmente porque nos leva a conhecer o que somos nós por natureza e como estamos inclinados a nos justificar em detrimento do nosso próximo. Os homens deixados no pecado estão pronto a ir às mais terríveis atitudes contra Deus e contra seus semelhantes. Os judeus não tinham razão para isso,   porque tendo o Velho Testamento, eles sabiam que o Deus de Israel sempre expôs o fato que Ele é cheio de misericórdia e ama a justiça. No orgulho do pecado os homens desconhecem essa verdade.

        Cristo naquele momento atacou frontalmente a mais venenosa atitude encoberta do pecado no coração do homem – a justiça própria. Aliás, foi esse inimigo que mais o Senhor confrontou no meio do povo judeu naqueles dias, porquanto é exatamente isso o que ocorre com um povo religioso, mas sem qualquer entendimento. A justiça própria tem levado milhares e milhares para o inferno, além de tornar-se uma “linda capa” religiosa que tanto ensoberbece o homem, escondendo no íntimo terríveis maldades. Não podemos esquecer de como eram os fariseus e como Jesus foi direto com eles; Saulo de Tarso foi um exemplo de como a justiça própria leva o homem a agir como verdadeiro assassino contra pessoas inocentes. A justiça própria aparece vestida de ovelha, mas não passa de lobo disfarçado. Cuidemos porque ela afasta os homens para longe do céu sem que eles percebam.

        Quero tomar esse verso de Mateus 9:13 e expor o assunto de tal maneira que eu possa ajudar todos quantos não perceberam ainda como esse perigoso inimigo avança no íntimo. Até mesmos os crentes podem ser contagiados e não percebem que carregando essa capa perigosa no viver. Nosso Senhor está enfrentando uma súcia de malfeitores para atacar esse mal. Aqueles religiosos não queriam o bem dos homens; vivendo no pecado os homens desconhecem o Deus de misericórdia e nem podem usar de misericórdia com aqueles que os cercam. O mundo é carregado de pecadores e o Senhor desceu do céu em busca de homens e mulheres culpados, perdidos e que sentem sua própria miséria. Esses são os pecadores! Nosso Senhor não veio buscar os religiosos, os que carregam nome de “cristãos” mas que jamais sentiram sua culpa nem invocaram o Nome do Senhor para serem salvos. O mundo moderno está lotado de elementos assim,  por isso essa mensagem vem encher nossos corações de uma verdade tão preciosa e oportuna para estes dias maus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: