quinta-feira, 18 de novembro de 2021

“A VENENOSA JUSTIÇA PRÓPRIA” (10)


“Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar os justos, e sim pecadores ao arrependimento” MATEUS 9:13

A DIFERENÇA VISTA NOS CHAMADOS: “... mas pecadores ao arrependimento

        Veja como o texto deixa bem claro que a missão do Senhor é chamar os pecadores ao arrependimento. Que grande e preciosa verdade! Estamos lidando com toda Escritura e devemos nela fundamentar nossas convicções doutrinárias, a fim de que nossa fé seja inabalável. Notemos bem no texto que todo ser do Senhor está ocupado nos pecadores; vemos que Ele desceu do céu tendo essa missão e focado nela Ele foi até à cruz. Ele diz que não veio buscar aqueles religiosos que se justificavam neles mesmos. Ao enfrenta-los, o Senhor apontou-lhes a verdade e escancarou a hipocrisia deles. Creio que vale a pena focar nossa atenção nos pecadores, porque toda Escritura está mostrando que foi e é essa a intenção do evangelho, alcançar tais pessoas.

        Ontem mencionei o que Paulo fala à Timóteo, quando confessou que entre todos os pecadores ele era o principal, ou o modelo dos pecadores. Nosso Senhor também deixou claro aos judeus incrédulos que eles não criam porque não eram das suas ovelhas (João 10) e em seguida Ele menciona Suas ovelhas, mostrando o quanto Ele tem aqueles que Ele veio buscar e que revelam isso ao segui-lo. É fácil destacar o fato que na salvação é o Senhor quem buscou e quem chama Suas ovelhas para Si. Essa mesma verdade é expressa em João 17, onde nosso Senhor, ao orar ao Pai Ele fala daqueles que o Pai lhe entregou e confiou. Impressionante! Também, Pedro trata do mesmo assunto quando em sua segunda carta menciona o fato que Deus não tem destruído este mundo por causa daqueles que Ele chama ao arrependimento (2 Pedro 3:9).

        Ora, poderia ocupar muito espaço aqui falando sobre esse tema, mas espero que o pouco que usei das Escrituras venha reforçar nossas convicções. Mas posso acrescentar aqui o fato que nosso Senhor sempre mostrou que buscava os perdidos. Foi assim na casa de Zaqueu; foi assim com aquela mulher adúltera, com o ladrão na cruz, com o cego de nascença, etc. Essa sempre foi sua missão neste mundo, mesmo antes de nascer aqui. Essa será sua santa atividade, até que o último dos eleitos dele seja ganho.

        Mas preciso ocupar-me com aquilo que chamamos de doutrina que envolve esse aspecto do ministério tão glorioso do Senhor. O livro de Isaías é importantíssimo para nos mostrar o Senhor, como sendo Ele o Braço forte de Deus, conforme a linguagem vista no monumental capítulo 59. O que significa isso? Deus está mostrando ao mundo que não há nenhuma esperança fora Dele; que nada se espera do homem para tentar salvar a si mesmo. Então, a resposta conclusiva é que cada pecador revela o quanto é forte esse Braço do Senhor, porque é nesse pecador que o Senhor concentra Sua poderosa e inigualável força em salvar. A salvação do Senhor é profunda e gloriosa, porque une o coração do Senhor com uma alma cujo coração foi renovado. Para isso devemos conhecer os pecadores que Ele veio chamar ao arrependimento e vou precisar desta página e mais uma para completar esse assunto.

        Ao chamar os pecadores, percebe-se que eles têm seus corações abertos e transparentes. Deus mostra com clareza essa verdade, abrindo os ouvidos surdos dos homens para que eles ouçam a chamada do Senhor. Quando é o Senhor quem chega para salvar não há quem possa impedir. Ele vem ressuscitar mortos. Normalmente vemos os homens com seus corações fechados para não escutar a verdade, mas de repente algo milagroso acontece, porque a pessoa passa a ouvir com prazer a doce verdade do amor do Senhor e há esse encontro tão glorioso que durará para todo sempre.

Nenhum comentário: