segunda-feira, 29 de novembro de 2021

“A MAIS LOUCA DECISÃO DO HOMEM” (1)

 

“Amou a maldição; ela o apanhe; não quis a bênção; aparte-se dele” (SALMO 109:17)

INTRODUÇÃO: 

        Incrível esse Salmo 109 e se todos vocês observarem, verão que é um Salmo jamais procurado e venerado. Mas sua mensagem é tão importante quanto qualquer mensagem achada noutro Salmo. Impressionante como o humanismo corre a bíblia inteira para achar os textos bíblicos que os homens mais gostam e veneram. Estão sempre querendo ouvir: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. Querem ouvir o Salmo 37, o Salmo 91 e outras passagens que expõem promessas que serão usadas em suas atividades supersticiosas. Mas nunca veremos uma busca pelo Salmo 109 e outros semelhantes, porque eles não têm nada que os homens consideram relevantes para esta época. É a tendência da época escolher o que gosta e os evangélicos modernos estão sempre dizendo: “Gostamos dessa mensagem, mas desta outra não”.

        Mas não importa, o Salmo 109 é a palavra de Deus, por isso precisa ser pregado. Este Salmo fala de benção e maldição, mas eu sei que o povo hoje quer ouvir de bênção, mas não de maldição. Segundo alguns, o que devemos pregar hoje é somente graça e o povão quer ouvir de “graça sobre graça”. Mas, por que não de maldição também? Há uma incrível concordância nos ensinos bíblicos. As doutrinas funcionam como sangue correndo pelas veias e que mostram como a Palavra de Deus é viva e eficaz, além de penetrante. Tomemos o Salmo 109 e coloquemos perante a luz do evangelho bíblico e veremos como o Espírito Santo fala a mesma linguagem que o homem no pecado precisa ouvir. Fala sobre maldição? Fala sim! E sua explicação é clara! Os homens precisam ouvir das bênçãos em Cristo e também da maldição.

        Este Salmo foi escrito por Davi, mas claramente vemos que é um Salmo profético, pois mostra a atitudes dos inimigos do Senhor contra Ele. É claro que Davi enfrentou a hostilidade dos inimigos dele também, especialmente quando sem qualquer motivo Saul mobilizou seus soldados para capturarem Davi. E lembramos bem o quanto Davi em determinada situações tipifica o Messias.

        Tomo esse Salmo para mostrar o ódio natural do homem contra o Senhor, mesmo em face de tanto amor que Ele demonstrou aos pecadores, para salvar dos pecados. Em seguida veremos o que acontece quando os homens continuam firmados nessa louca decisão. De novo estamos presenciando a louca decisão do homem em rejeitar a mensagem de Deus, para sua destruição eterna. Ora, estamos diante da poderosa verdade acerca do estado depravado do homem no pecado. Porventura, o homem ama a maldição? Sim! E continuará amando sempre. Quando eles falam de amar a bênção, eles estão referindo às bênçãos terrenas.

        Do monte do Calvário emana a bênção da salvação, pois Cristo foi feito maldição em lugar do Seu povo. Então, tem maldição para os que rejeitam a salvação, porque amam o mundo e querem se extravasar em seus pecados. Não querem a bênção, porque ela está em Cristo. Se as bênçãos vierem por meio de um pastor, de um herege, de algum ídolo, então eles querem receber. Mas não querem a fonte das bênçãos que é Cristo. O que há de esperar com isso? Tomemos esse Salmo e examinemos essas maravilhas da graça e os horrores da lei.

Nenhum comentário: