sexta-feira, 26 de novembro de 2021

SALVAÇÃO, SANTIDADE, JUIZO (2)


TEXTOS: Isaías 55:3. Mateus 11:28. Salmo 119. Mateus 7

TREMENDA SALVAÇÃO: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim...”

        Talvez em todo Velho Testamento não um convite à salvação tão maravilhoso e claro aos pecadores como esse que vemos em Isaías 55:3. Os leitores atentos vão perceber que na salvação de Deus todas as barreiras são tiradas e Deus arranca os limites de Israel para chegar a todos os homens no mundo inteiro. Os termos “todos” e “todos vós” aparecem em abundância nesses capítulos que vão do 41 até o final desse impressionante livro. Eis aí a mensagem de salvação dirigida a todos os homens, porque foi essa a promessa de bênção que Deus deu a Abraão (Gênesis 12). Assim o Senhor enche o Velho Testamento desses encantos da graça salvadora que invade nosso pobre entendimento, para brilhar com intensidade no Novo Testamento.

        O que ocorre em Isaías é que Deus está ocupado em exibir o Salvador e Sua tão grande salvação, como vemos no capítulo 53. Será que conhecemos o coração cheio de compaixão de nosso Deus? Será que podemos entender que em toda Escritura Ele está mostrando a razão da revelação escrita? Será que podemos ver o Cordeiro que viria um dia, a fim de ocupar o lugar dos eleitos? Nós vivemos neste mundo ocupados com coisas triviais, especialmente nestes dias quando o cristianismo se misturou com os pensamentos humanistas e com os interesses mundanos. Mas nada muda a verdade, Cristo não veio mudar o mundo, as famílias, a situação financeira das pessoas, como vemos na mensagem tão  propagada em nossos dias. Ele veio chamar os pecadores ao arrependimento, por isso tem Sua mesa repleta da fartura da graça que salva os perdidos com tremenda salvação.

        Nessa passagem de Isaías, como que, Deus estende sua mesa e chama todos os famintos e sedentos para que eles se assentem para comer e beber das farturas de uma conquista de Cristo Jesus. Não é a mesma mensagem vista nas palavras de Cristo e dos apóstolos? Nós vemos como em Cristo há plena suficiência; não é a salvação misturada das atividades dos homens e dos feitos de Deus. Não vemos uma salvação onde o homem é chamado a dar sua contribuição, a fim de ser salvo. Vemos uma salvação total de Deus. Da parte dos pecadores eles são achados famintos, sedentos, despidos de justiça própria e agindo como age um mendigo em seus farrapos. Essa é a mensagem do Sermão do Monte e é a mensagem constante acerca da velha história do grande salvador.

        Veja as palavras do Senhor: “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim...”. Impressionante ordem vinda do Salvador. Ora, sabemos que os homens são surdos para Deus, mas quando a graça ordena, a surdez é tirada e os pecadores passam a ouvir. Quando a graça ordena, eis que tudo funciona. A palavra de Deus por meio do evangelho opera assim. Não há algo mais grandioso na face da terra do que ver homens e mulheres com seus ouvidos inclinados para ouvir a voz de Deus. Foi essa a mensagem do Senhor: “...quem ouve a minha palavra...” (João 5:24). Em Apocalipse 3:21 Ele diz: “...se alguém ouvir a minha voz...”. É sinal do milagre da nova criação, porque tudo funcionou assim na primeira criação, pois Deus falou e tudo veio a existir. Agora, pelo evangelho tudo funciona assim: “...inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim...”. Eis a mensagem de Deus de uma tremenda salvação aos perdidos no mundo inteiro.

Nenhum comentário: