terça-feira, 21 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (9)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        Com o dinheiro os homens também podem comprar amizades para seus divertimentos e festas, mas não verdadeiros amigos, pois as melhores amizades deste mundo podem trair a confiança, especialmente numa época de tanta maldade como podemos presenciar ultimamente. Com o dinheiro os homens podem comprar o melhor carro, mas não segurança. Quantos adquirem o carro que com tanto esforço sonhavam possuir, mas perdem suas vidas em acidentes. E mesmo que não ocorra acidentes, logo eles percebem que a beleza e o conforto vão desaparecendo, dando lugar ao desejo de comprar outro melhor. Por quê? Nada disso satisfaz.

        O dinheiro também pode comprar a religião, e tem muito disso em nossos dias, porque os aproveitadores vendem seus produtos carregados de superstições e o povo compra dando seus bens. Mas o dinheiro não compra a salvação. Pode entregar a quantia que quiser para os aproveitadores e gananciosos; eles são espertos e sabem como levar consolo e promessas de uma vida aqui. O dinheiro também pode comprar perfume, mas não compra bom exemplo e caráter. Veja bem caro leitor como o melhor nesta vida é transformado em inutilidade e lança o homem num imenso vazio. O mundo inteiro é uma imensidão feita de vácuo, pois tudo transforma em tristeza, angústia, dor, depressão e enfim vem a sepultura para devorar todo esforço. Foi isso o quis dizer em Suas sábias palavras: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”.

        Note bem que nosso Senhor não condena a aquisição financeira, pois tudo dentro da verdade eterna, da justiça e do dever santo é de grande utilidade. O Senhor está dirigindo a mensagem de salvação aos homens que se atiraram à vaidade de um viver que trará insatisfação. Ele no texto de Isaías 55 convida os pecadores a pensar seriamente no que estão fazendo: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão...?”. Noutras palavras ele está chamando os homens para venham, olhem, avaliem e perscrutem o verdadeiro sentido de vida; ele está mostrando a vida que não acaba com a morte, a vida que supera infinitamente este sistema que em tudo mostra ser transitório e cheio das maldições do pecado.

        Nosso Senhor mexe com a capacidade de pensar, mostrando que os homens são diferentes dos animais, pois têm intelecto e podem avaliar as coisas com sabedoria. Não foi isso que Deus fez com Israel nos dias de Jeremias. No capítulo 6 do de Jeremias o Senhor chama aquele povo estúpido para avaliar o caminho antigo, as veredas pelas quais andaram os homens de Deus no passado. Ele estava como que dizendo: “examinem, veja o caminho seguro por onde vocês devem andar e andem por esse caminho” (Jeremias 6:16).

        Ora, a mensagem do evangelho é um convite à reflexão bíblica; é o “vinde a mim!” do Senhor. É Deus em sua compassiva graça chamando os homens e mulheres a abandonar o perigo; exortando-os para que parem de flertar com a morte e o inferno. É Deus chamando os homens a agir como homens e não como loucos. Mais do que isso, o evangelho está dizendo que tem uma comida melhor e foi essa a mensagem que Jesus deu aos judeus, os quais queriam que Jesus se ocupasse em multiplicar pães.

        Mas o Senhor diz ali em João 6 para que eles se ocupassem em buscar o pão que veio do céu e não lutar inutilmente por aquilo que simplesmente passa. É esse o convite do evangelho bíblico, para que os pecadores se humilhem e vejam que no pecado tomaram a louca decisão de viver lutando penosamente por aquilo que fatalmente será transformado em nada.

Nenhum comentário: