terça-feira, 14 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (5)

                        

        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        O que Deus em Sua bondade está dizendo aos homens é que todo esforço deles, toda dinâmica em trabalhar para ganhar o pão de cada dia resulta em fracasso, porque não satisfaz a alma. Em todo seu esforço os homens estarão    envolvidos com o engano de que a felicidade está nessas coisas. É exatamente isso o que acontece no mundo inteiro com os homens, desde a entrada do pecado. Veja onde o pecado nos levou, pois fez com que déssemos as costas para Deus, a fim de que concentrássemos em pura vaidade. Sempre estou tomando a ilustração da história contada por Cristo, acerca do homem louco, pois foi exatamente o que ele fez, mostrando que todos os seus esforços estavam concentrados em buscar a inutilidade, pois quis dar a alma o que a alma não busca.

        Posso ir mais longe ao dizer que o pecado introduziu no coração esse conceito ilusório de vida. Foi assim com Caim, pois deixou de mirar a salvação de Deus, a fim de tomar no mundo a provisão para a felicidade sem Deus. Essa é a visão e direção de todos quantos entram neste mundo. Notemos que foi o mesmo na vida de Esaú, seu coração era inteiramente mundano e disposto a encarar a vida na base de uma busca inútil, como de fato aconteceu com ele e toda sua descendência. Sem Deus o pecado torna a vida aqui assim, pois tudo é voltado na busca por uma felicidade que sempre resulta em miséria. O que Deus faz no texto desse maravilhoso e tão revelador capítulo 55 de Isaías é convidar os homens a olhar a vida do ponto de vista espiritual.

        Em segundo lugar, o seu dinheiro será aquilo em que seu coração ficará      preso, fazendo dele um tipo de divindade. Vemos isso na vida daquele homem rico, que foi procurar Jesus, a fim de saber como herdar a vida eterna. Mas o Senhor que conhece o coração sabia o quanto aquele homem estava grudado no amor à riqueza e não às coisas eternas, por isso, ao ouvir as palavras do Senhor que o chamava a segui-Lo de coração, aquele homem simplesmente voltou para seu caminho de sempre. O pecado é assim, pois ilude a todos em lutar para ganhar a vida aqui em busca do conforto na comida e noutros prazeres. Olhemos o mundo, a multidão, ricos e pobres em todos os lugares deste planeta; voltemos ao passado e vejamos a história de toda raça que por aqui passou. A história foi a mesma de sempre, gastando o dinheiro naquilo que não satisfaz.

        Em terceiro lugar, a vida será tediosa e vazia tentando agradar a carne. Notemos que o peso financeiro, o conforto, o luxo, etc. nada disso muda o resultado final, porque a morte dissipa tudo. É isso o que o Espírito Santo quer nos ensinar no Salmo 49, onde fala que a morte é a pastora que cancela e dissipa tudo. Noutro Salmo o Espírito Santo afirma que o pobre e o rico, pesados na balança resulta em vaidade. Que triste situação. Quando as forças militantes da morte chegam, então o homem é pego no anzol poderoso, sem poder escapar, mostrando o quanto o dinheiro e seu suor foi em vão. Nos EUA dois irmãos foram descobertos mortos em sua casa. Eles tinham tudo, mas morreram na miséria. Quanto esforço faz o homem para segurar suas finanças, ganhar mais e mesmo que tenha muito, ainda viverá na insegurança, com medo de perder o que tem.

        O que o Senhor faz? Ele lança a pergunta a todos: “Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão...”. Que ocupação do Senhor em Sua bondade! Ele está apresentando aos homens o pão da vida, a comida que satisfaz e o conforto para a alma que vem a Ele em busca do Salvador e Sua salvação.

Nenhum comentário: