segunda-feira, 27 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (11)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

A RESPOSTA SALVADORA: “Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares” 

        Examinemos agora a parte final do verso, para que desfrutemos desse coração de Deus, tão cheio de amor pelos perdidos. Notemos a linguagem divina, porque ela traz consigo ilustrações tão claras que não há quem não possa entende-la e vemos isso nos termos: “comei, finos manjares”. Veja como o evangelho é exposto a todas de tal maneira que todos possam compreender a mensagem. Foi sempre essa linguagem que Cristo usou em parábolas nos evangelho, a fim de que todos os seus ouvintes compreendessem a missão para a qual Ele foi enviado pelo Pai.

        A primeira lição é que Ele convida os pecadores para que parem e escutem: “Ouvi-me atentamente...”. Lição maravilhosa e notável e a razão é que a vida do homem no pecado é mostrada numa contínua correria à busca daquilo que ele há de deixar com a morte. Impressionante o que o pecado deixou impregnado no coração de homens e mulheres feitos com capacidade de raciocinar e avaliar tudo. Notemos como o pecado tomou todo ser do homem para si de tal maneira que toda esse dispositivo de sabedoria se transformou em loucura. Para o homem a sabedoria está em lutar, sonhar e trabalhar para alcançar seus sonhos e ideais na vida. Se as coisas não derem certo, então eles sempre terão um plano B para que alcancem o que têm em mente. Eis aí o mundo, conforme a linguagem bíblica; um mundo organizado por satanás e que é tão atraente aos que estão envolvidos nele.

        Examinemos de perto o que nosso Senhor diz: “ouvi-me atentamente”, porque sempre Deus lidou e lida com os homens na base do ouvi. Os ouvidos são como a porta de acesso da verdade. Pelo poder da audição que Deus comunica aos pecadores. Não esqueçamos que Deus fala; que o poder é da Sua palavra: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Deus criou todo universo pelo poder da Sua palavra e ao comunicar-se com os homens Ele usa também Sua palavra: “...quem ouve a minha palavra...” (João 5:24). Também posso citar Romanos 10:17 onde Paulo diz que a fé vem pelo ouvir da palavra. Em Efésios 1 Paulo diz que os crentes ouviram a verdade e creram. Sempre foi assim, porque Deus usa a pregação para comunicar aos homens sua mensagem, porque a mensagem é o poder de Deus para chamar pecadores da morte para a vida. Foi assim na ressurreição física de Lázaro, quando o Senhor ordenou: “Lázaro, sai para fora!”

        Então, diante desses fatos traçados pela coerência bíblica podemos entender a razão que nosso Senhor fala em Isaías: “ouvi-me atentamente”. Usando Jeremias para falar com Israel o Senhor sempre chamou a atenção do povo, para que escutassem Sua palavra de forma atenta e obediente. Mas o que acontece é que o homem no pecado não tolera ouvir a palavra de Deus. Afinal, como parar para escutar a mensagem que para eles é loucura? A agitação do mundo impede que eles ouçam. Já preguei ao ar-livre e vi o quanto os homens estão tão curtidos de amor e desejos por um mundo tão atraente, que essas verdades sobre coisas eternas não têm qualquer valor para eles, eles passam e ignoram.

        Eles estão tão curtidos pelas paixões mundanas que não querem ouvir; suas consciências estão tão corrompidas que eles não toleram nem um pouco que elas sejam despertadas. Os loucos desejos pela soberba da vida não permite que eles ouçam. Nada, nada mesmo pode fazer com que os homens sejam despertados, a não ser que o próprio Deus, tão compassivo venha e transborde o ambiente do Seu poder vivificador e atraia homens e mulheres para que deem ouvidos à verdade para serem salvos.

Nenhum comentário: