quarta-feira, 15 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (6)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        Segue também o princípio mostrado nas santas e sábias palavras do Senhor: “porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”. Esse princípio norteia a vida de cada ser humano na terra. O que é meu tesouro? Onde ele está? Sendo assim o dinheiro, o esforço e a luta atroz dos homens têm em vista desfrutar do seu tesouro. Para os homens no pecado, não importa se são ricos ou pobres, eles estão querendo ganhar o mundo, querem curtir a vida e sob o engano do pecado eles não se importam com o que vem após a morte, para eles a vida é aquela que eles aqui desfrutam. A força do engano do pecado é tão poderosa que os homens acham que vão levar consigo seu tesouro após a morte.

        Todo nosso esforço se concentra agora em mostrar o quanto a mensagem de Deus aos homens tem em vista leva-los ao discernimento, arrependimento e conversão a Ele. Por isso a pergunta vem de forma penetrante: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão...?. Examinando tudo à luz da sabedoria divina, vejamos como somente a bíblia pode nortear os homens pelo caminho da sábia decisão de temer a Deus. Não é verdade que os homens gastam seus bens com comida? Claro que isso é importante, pois precisamos da alimentação certa para manter nossas vidas. É justo que os homens trabalhem e com o suor do rosto coma o pão de cada dia. Mas o fato é que se desviar os olhos de Deus, a busca por comida é transformada em vaidade e inutilidade.    Não foi assim com os israelitas no deserto que reclamaram do fato que não tinham o mesmo tipo de alimento que costumavam comer no Egito? (Números 11). Vejamos na vida deles que o pecado tirou o  bem senso de tal maneira que perderam de vista o sentido da dura escravidão, do sofrimento enfrentado e muito mais da forma como Deus em grande amor e poder os tirou do Egito, conduzindo-os pelo deserto, sem que nada lhes faltasse. A comida para eles tinha um fim nela mesma, por isso se revoltaram contra Deus. O que Deus fez? Foi simples, pois concedeu o que eles pediram, mas fez amargar tudo com a morte.

        A verdade está no fato que quando a comida ocupa o lugar do verdadeiro sentido de viver sob a liderança de Deus, então é certo que tudo se tornará inútil e avassalador para a vida, porque nunca o homem estará satisfeito. O dinheiro pode comprar as melhores comidas, mas não compra o apetite e nem consegue desviar as angústias que vem da várias maneiras na vida. Quantos têm recursos financeiros para comprar todo tipo de comida, mas não podem se alimentar devido algum problema sério de saúde. O rei Dario podia pedir comida a qualquer momento, até mesmo durante a noite, mas na angústia por causa de Daniel na cova dos leões perdeu o sono e a fome, enquanto Daniel passava uma noite tranquila entre os poderosos e famintos leões.

        Voltemos aos ensinos do Senhor, pois em Lucas em enfatizou o cuidado Dele pelos Seus, cuidado que estava infindamente além da forma como Deus cuida das aves e das plantas. O Deus que cuidou de Elias, enviando corvos para sustenta-lo é o mesmo Deus que prometeu cuidar dos Seus santos nesta vida. Então, tudo isto está embutido na mensagem do evangelho que convida os homens ao arrependimento e conversão a Ele. Foi essa a mensagem que nosso Senhor procurou transmitir aos judeus em João 6, quando afirmou ser Ele o pão da vida. Aquele povo agia igualmente a qualquer povo pagão do mundo, pois vivia ansioso e ocupado com comida e não com as realidades eternas. Nosso Senhor está puxando a atenção dos homens para Sua mensagem. Ele está convidando os homens, para que eles parem e ouçam a verdade eterna de um Deus que preparou em Cristo tudo o que o pecador precisa para viver para sempre.

       

Nenhum comentário: