segunda-feira, 20 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (8)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        Amado leitor preciso dinamizar um pouco mais esse tema, porque nosso Senhor no texto procura mostrar a inutilidade dos bens e dos esforços terrenos para conquistar aquilo que não realmente traz satisfação à alma. Que palavras de sabedoria temos perante nós!: “Por que gastar o dinheiro...?”. Tomemos essas palavras porque elas vêm dos lábios de um Deus compassivo, o qual convida os homens a deixar esse caminho de vaidade e de ilusão promovido pelo pecado e visto no mundo, a fim de voltarem para a mensagem do Seu amor em Cristo Jesus.

        O que o dinheiro pode fazer? Não é verdade que os homens no pecado põem seus corações nesses tesouros que aparecem como uma divindade, mas que logo desaparecem mostrando que nada têm de poder? O dinheiro pode comprar bens, mas não compra paz e alegria. Mas você dirá que tem alegria quando tem recursos em mãos, quando por exemplo pode ser sorteado na loteria. Ah! Quanto sonho pode ser realizado, em poder comprar uma bela casa, o caso que tanto havia sonhado e fazer as viagens que gostaria! Mas isso satisfaz a alma com paz e alegria? Isso eleva à alma às alturas da presença de Deus? Claro que não! O que parece encher a carne de sorriso e de felicidade, na realidade será peso para alma e quando a alma sente o  peso das paixões terrenas, então ela se torna envolvida em terror.

        O mundo está cercado de elementos gananciosos que querem roubar os bens alheios. Não pensemos que o mundo se alegra em ver a felicidade alheia. Olhos de águias faíscam e corações perversos planejam como arrancar o que os outros possuem, pois o mundo avança em suas maldades à cada dia. Além disso, tudo prova que os bens terrenos nos prendem mais, porque quanto mais coisas temos aqui, mas elas nos envolvem em preocupação em como preservar tais bens e também como aumentar. Os dias passam e as coisas desta vida vão sendo consumidas pelo tempo; as leis deste mundo também podem nos surpreender com satanás usando os homens para arrancar nossos pertences e ampliar nossa miséria. Nada os homens têm aqui, pois tudo passa.

        Além disso, o dinheiro pode comprar remédio, mas não compra saúde. Os médicos têm um papel de grande importância para a saúde do povo, mas chega um momento quando eles silenciam e não têm resposta para a melhora de seus pacientes. Muitos gastam seus bens na busca feroz pela saúde, mas logo deparam com o fato que vão ter que conviver com a enfermidade ou que mesmo vão ter que encarar a morte fatalmente. Veja como o dinheiro é vão, quando ele é visto na vaidade dos pensamentos distantes de Deus. A sociedade atual tão famigerada por uma vida próspera tende a usar o dinheiro para adquirir mais amigos, mas não se compra amizades com dinheiro. O dinheiro atrai pessoas para churrascos, cervejas, bares e outros divertimentos, mas quantas maldades as más amizades promovem, querendo a destruição dos seus companheiros! Por que confiar no homem? Quão inútil é essa confiança!

        O Senhor Jesus mostrou ser o amigo fiel, leal e sempre presente, passando para seus discípulos um ambiente de confiança e segurança. Quando os homens se convertem a Cristo então eles encontram um amigo mais chegado que o irmão. Então, a mensagem do evangelho chama a atenção dos homens que neste mundo lutam inutilmente, achando que através do dinheiro vão achar a felicidade que tanto buscam. O evangelho chama os homens a ouvirem das riquezas eternas que vão além desta vida passageira.

Nenhum comentário: