quinta-feira, 9 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (3)


“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:

O DINHEIRO E O SUOR: “...o dinheiro...e o vosso suor...”

        Note bem como Deus dirige aos pecadores, mexendo com o viver normal deles; entrando nos pormenores da vida e se intrometendo em seus gastos. Ora, Ele é Deus e conhece quem é o homem. Não gostamos que as pessoas entrem no nosso estilo de vida, no que gastamos, o que comemos e bebemos e dizemos que é nosso direito fazer o que bem quisermos com aquilo que temos e gostamos. Mas veja bem o quanto Deus se envolve nisso. Os homens no pecado não se ocupam em saber que toda provisão vem de Deus. Aquele que cuida de cada detalhe das necessidades das mais simples criatura, não há de sustentar os homens? O Senhor fala aos discípulos dizendo que aquele que se ocupa com os pardais e com os lírios do campo, não há de ocupar com seres humanos?

        Acontece que os animais não pensam nem raciocinam, os homens sim. Mas Deus mesmo chama toda criação como testemunhas para que vejam a loucura dos homens em se ocupar com as coisas daqui e não com coisas eternas. É de se esperar que os animais façam isso, porque são criaturas desprovidas da sabedoria dada aos homens. Os animais lutam para sobreviver, enquanto os homens querem comer e beber a fim de curtir a vida aqui, sem se ocupar com coisas eternas. Seus pensamentos se desvaneceram na escuridão do pecado, o bom senso foi perdido nos anseios por coisas transitórias. Nosso Criador é eterno e conquistou eterna salvação para os homens. Sendo assim, Sua pergunta é de grande amor e com perfeito bom senso: “Por gastais o vosso dinheiro...?”.

        Mas eis aí a grandeza da mensagem de Deus aos homens. Deus está dizendo o quanto eles são insensatos, que se envolveram em coisas que vão passar e que são loucos em não ouvir a voz de Deus. Deus está dizendo que Ele que cuida dos animais e das plantas com incrível e perfeito cuidado, não é capaz de cuidar de seres humanos? Noutras palavras, nosso Senhor está enviando aos homens aquilo que os animais jamais terão. Deus está dando a mensagem do evangelho, as boas novas que vêm do céu aos homens; está dizendo que Ele fez o homem à Sua imagem e semelhança, mas que agora eles estão envolvidos naquilo que passa, sem que percebam a loucura e insensatez da parte deles. É Deus envolvido com os homens em seu destino eterno; é Deus. Notemos que foi sempre assim na história, especialmente no tocante ao povo de Israel. Vemos o quanto a paciência de Deus durava centenas de anos, mostrando a Israel que o Deus de amor que os tratou como criancinhas, estava pronto para continuar seus ternos cuidados.

        Mas o que tem a ver com o dinheiro? Não devemos apenas pregar o evangelho e deixar o povo livre para viver como bem quer? Não é só levar o evangelho e lutar para os homens aceitar a mensagem e continuar vivendo como vivem no pecado? Claro que não! O evangelho é uma comida desprezível para aqueles que lutam e amam as coisas passageiras. O evangelho penetra no coração com argumentos cortantes e penetrantes: “Por que gastais...?” Deus está dizendo aos homens que Ele tem riquezas eternas por meio do Salvador e que tudo aquilo que os homens ambicionam é miséria, quando comparado às maravilhas eternais na salvação.

        Essa é a mensagem que temos pela frente; essas palavras não são de Isaías nem de um mero pregador como eu. São palavras que vêm da boca do Salvador, do Deus da aliança, daquele que desceu do céu, a fim de salvar perdidos neste mundo mergulhado no pecado.

Nenhum comentário: