quinta-feira, 23 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (10)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        Quando Deus pergunta: “...e o vosso suor naquilo que não satisfaz?” vemos como a bondade de Deus está em plena ação em chamar os homens de volta para Ele. Sabemos onde o pecado lançou a raça, sobre uma terra amaldiçoada de tal maneira que agora, longe de Deus, obedientes à voz da serpente, ficaram marcados a lutar pela sua sobrevivência. Não confiaram no diabo? O que esperam agora? Acham que satanás daria o paraíso? O que vemos agora é que homens marcados para serem a coroa da criação, agora estão dando o duro para arrancar do pó sua própria alimentação. Vieram do pó e agora agem como minhocas se chafurdando no pó à procura do pão.

        Mas o que Deus faz? Ele deixou de lado essa raça caída? Não! Ei-lo a buscar os homens e os chama a voltar para o alimento eterno. Foi o que Ele mesmo providenciou em Cristo desde o princípio. Foi a resposta para Adão e Eva; foi a resposta achada por Abel, ao considerar sua condição caída e desprovida de alegria e prazer. Foi essa a mensagem que sempre Deus estendeu a Israel no Velho Testamento, porquanto a nação sempre estava dando às costas para o Senhor, a fim de buscar felicidade nos ídolos. Jeremias em seu livro mostra como Deus fala com Israel usando uma linguagem ilustrativa, dizendo que o povo deixou a fonte de água viva para cavar cisternas rotas (Jeremias 2)

        Mas é essa a mensagem do evangelho em toda sua jornada. Deus está trazendo luz aos povos; está Ele chamando o povo à realidade das coisas. Ele não está chamando o povo a viver sem trabalhar, mas sim para que os homens lutem por aquilo que realmente tenha valor eterno. Foi isso o que os discípulos entenderam quando disseram ao Senhor: “para onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna” (João 6). Veja amigo, onde o pecado lançou o homem, em pleno vale de dor e de ilusão, porque manipulado pelo pecado o homem concentra seus esforços em coisas que acabam aqui mesmo, achando no íntimo que vai viver sempre. Nosso Senhor mantém Sua voz de amor ecoando e chamando os homens à realidade. Ele está mostrando que foi essa a loucura de Caim, ao dar às costas à mensagem de amor de Deus e perseguir o caminho na busca de um mundo melhor, mas que estava marcado para o juízo que chegou no dilúvio.

        Essas lições cheias de sabedoria vêm a nós agora, para mostrar o quanto o evangelho é a perfeita mensagem de amor de Deus aos homens. Por detrás dessa fachada de beleza, entusiasmo, luta, trabalho e dedicação dos homens para viver melhor aqui, está a presença de satanás, líder arrogante que em tudo instiga os homens contra Deus e tenta dar a todos a impressão que seu mundo é inigualável. Satanás só conhece seu mundo aqui; ele só sabe do seu sistema criado por ele e entende as coisas na psicologia dele. Ele não entende o que significa coisas eternas e porque os santos vivem como vivem e morrem como morrem. Satanás nunca entrou no Paraíso que Deus preparou para os santos.

        Então, vemos como o mundo de hoje é o mesmo criado por Caim. Mas vemos o Deus de amou chamando os homens para voltar seus ouvidos e prestar atenção à Sua mensagem de salvação. Ele está dizendo que Ele tem perfeita comida e perfeita vida para os que humildemente reconhecerem seus pecados e se converter de todo coração. Ele está dizendo que todo esse fervor dos homens por trabalho deve ser voltado às coisas eternas e que Ele tem riquezas eternais para os que O buscarem de todo coração.

Nenhum comentário: