quinta-feira, 16 de setembro de 2021

GASTO INÚTIL (7)


        “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”  ISAIAS 55:2

O DINHEIRO E O SUOR.

        Estou tentando mostrar aos meus leitores que a divindade que comanda o coração do homem no pecado é o deus mamon – as riquezas. É impossível para o homem no pecado viver no mundo sem criar um ser divino para si. Significa que ao abandonar o Deus da bíblia, imediatamente o homem passou a buscar algo ou alguém em que possa colocar sua confiança. Em essência, essa confiança está em si mesmo, porque cada individuo busca seu próprio caminho e busca solução para viver e lutar contra a morte, e isso ele faz pondo sua confiança em seus próprios esforços. Notamos isso nesse impressionante capítulo evangelístico de Isaías 55. É o próprio Deus se dirigindo aos homens com a pergunta: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz?”. Repito aqui o fato que nosso Senhor não está condenando o dinheiro nem o serviço justo de um homem. O perigo está num coração incrédulo que busca nas coisas deste mundo uma satisfação que nunca será achada: “...naquilo que não satisfaz?”

        Assim, na tentativa de ajudar os pecadores, procurarei ampliar o que nosso Senhor está querendo dizer. Devemos estar cientes que nossas necessidades Ele supre e toda boa dádiva e dom perfeito vem do Alto, como diz Tiago em sua carta. Nossos esforços no trabalho devem estar revestido de temor ao Senhor, porque Ele nunca abençoará o preguiçoso. Deus abençoou Abraão, Isaque e Jacó com riquezas, mas aqueles homens foram dinâmicos no trabalho. Toda criação processa sua dinâmica num solo de justiça: “Trabalharás, e com o suor do teu rosto comerás...”. Deus dá alimentos aos leões, mas também deu a esses animais o poder para caçar e pegar suas presas.

        Renovando o que quero dizer aqui é que, quanto a homens criados à imagem e semelhança de Deus, é pura loucura avançar em buscar satisfação longe de Deus, se embrenhando em aventuras que resultarão em vaidade. Sem a glória de Deus tudo neste mundo é transformado em um montão de entulhos preparado para o fogo da ira. É isso o que o evangelho transmite em Isaías 55, bem como em toda Escritura. Qual a razão do meu esforço? Por que vou trabalhar, lutar, estudar e ter sonhos na vida? Tudo tem em vista a glória de Deus? Busco satisfação Nele ou nas coisas que fatalmente vão perecer? Minha busca ansiosa é por comida e bebida? Vivo em função de ter amigos e parentes ao meu redor, a fim de trazer alegria no viver? Se for isso, não demora para que perceba que tudo passa rapidamente e eu irei estar perante o fato que irei perder tudo isso.

        Veja o que acontece é que essas coisas trazem satisfação à carne e não à alma. O dinheiro poderá comprar belas roupas, mas não podem me revestir de justiça perante Deus. Estou tentando me adornar externamente, quando o coração é visto por Deus tão impregnado de injustiça. Veja que todo peso desse acúmulo de coisas terrenas resulta no fato que diante de Deus não tem qualquer peso. O que parece ser bonito e grandeza perante os homens, colocado na balança divina é leve como pena. Os homens lutam por gastar na compra de uma casa, mas não podem comprar a felicidade e segurança num lar. Sem o Deus da salvação uma família será envolvida por distúrbios, conflitos, separação, etc. mesmo tendo tudo o que materialmente lutou para obter. Veja bem o que Deus está dizendo em Isaías 55. Ele afirma que essas coisas não satisfazem, porque fatalmente os homens vão perder. Elas funcionarão como bexigas usadas em festas, pois são bonitas e de várias cores, mas logo elas estouram e são vistas que seus resultados não tiveram qualquer valor.

Nenhum comentário: