terça-feira, 29 de junho de 2021

Tema: “O PERIGO DA AVAREZA” (3)


“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” Lucas 12:15-2

A AVAREZA – PERIGO SÉRIO  

        O que o nosso Senhor quer nos ensinar no texto? Notemos bem que o assunto não é de brincar. Aquele homem que buscou o Senhor, a fim de que este intermediasse a causa da família foi admoestado pelo Senhor e este passou esse assunto para todos: “Acautelai-vos, e guardai-vos da avareza...”. Não é exatamente isso o que dominou a mente caída no pecado desde a queda? Não foi essa a intenção de Caim, ao fugir de Deus, ignorando sua culpa, a fim de criar o mundo segundo seu coração? O pecado ergueu uma divindade no trono da alma e essa divindade recebe vários nomes, mas na realidade é chamada de mamon – o deus riqueza. Todos os ídolos inventados pelos homens têm o mesmo objetivo, o de incentivar sonhos e vaidades na ambição de conquistar o mundo.

        Foi por essa razão que nosso Senhor foi tão enfático: “Acautelai-vos e guardai-vos...”. Na verdade essas advertências surgem de várias maneiras em toda Escrituras, nos Salmos, em Provérbios aparece mostrando o quanto a sabedoria vale infinitamente mais que essas riquezas que perecem, por isso o incentivo é que busquem a sabedoria com intensidade, como buscam prata, ouro e diamantes. O nosso Senhor, quando diz: Tende cuidado, Ele está dizendo que o perigo é tremendo. Ser achado e tomado pela avareza é como se achasse um ladrão disfarçado, ou mesmo que fosse contaminado por um vírus mortal. Veja bem que ninguém pode escapar desse silencioso inimigo. Os crentes devem saber disso porque ele está por perto, parece ser amigo, é gentil e age sempre jogando a pessoa contra Deus. Foi assim que ocorreu com Asafe, conforme o Salmo 73, pois ele começou a sentir inveja dos homens ímpios que eram ricos. Não fosse a bondade de Deus em socorrer seu servo, Asafe teria caído.

        Também, nosso Senhor acrescenta outra palavra: “Guardai-vos”. Neste imperativo Ele destaca o fato que devemos nos proteger no íntimo, guardar nosso coração, desviar do mundo que hoje tem chegado bem perto de nós para oferecer sonhos e ambições. Satanás sabe bem qual isca deve ser usada na tentativa de solapar a fé cristã. O mundo é conquistado pelo amor às riquezas, pelo desejo de ter conforto, fama, prestígios e farturas. O amor às riquezas é o desejo em ganhar o mundo e essa divindade pagar sempre está chegando disfarçada, porque ela promete liberdade para aproveitar bem a vida. Um senhor crente chegou ao seu pastor e disse: “Pastor, estou feliz pois passei a ter um cargo mais alto no meu emprego e vou ganhar o dobro”. O pastor que conhecia bem aquele homem disse: “Meus pêsames! Pois sei que você irá comprar um sítio para desfrutar de bons fins de semana e esquecerá da casa de Deus”. Aquele homem abaixou a cabeça e tristemente disse: “É pura verdade, pois já havia pensado nisso”.

        Tenho percebido o quanto isso tem sido realidade na vida de muitos ultimamente. O homem ganha bem numa firma, sua esposa também passou a trabalhar fora e assim o ganho dobrou e a família agora tem como ir ao clube e escolher ir à igreja quando bem quiser. Não é assim em nossos dias? Não é verdade que milhares que se dizem crentes têm esse reizinho no coração? Não é verdade que querem aproveitar bem a vida e como agora têm dinheiro, carro, casa, comida, etc. a vida vai muito bem e até mesmo podem traçar planos em ficar o mais longe possível de santidade. Cuidemos com esse ídolo que surge tão bem disfarçado e tão bem preparado pelas manipulações de corações que acham que podem enganar Deus.

        O dinheiro em si em nada é errado. O perigo está num coração cheio de amor pelo mundo tão incrementado de favores da carne. Satanás sabe como abrir a cortina e apresentar seus espetáculos que farão milhares esquecer do Deus de amor. Quem é crente e está sob o perigo da avareza, corra agora para o Senhor, a fim de buscar Seu socorro e aprender a confiar e depender inteiramente Dele.


Nenhum comentário: