sexta-feira, 18 de junho de 2021

Tema: “O PERIGO DA AVAREZA” (1)

 


“”E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” Lucas 12:15-21

INTRODUÇÃO:

        Todo programa de televisão, toda política, toda propaganda, é o homem lutando para ganhar mais. Vivemos nos dias quando milhões têm cometido atrocidades em nome do amor ao dinheiro. Se não conhecêssemos o homem, conforme a bíblia ensina, não poderíamos acreditar que o ser humano pode chegar a tanta maldade por amor às riquezas, como temos visto hoje. Aqui no Brasil é situação é calamitosa, porque justas leis foram extintas para que não fossem punidos elementos vis e abomináveis, os quais têm trazido misérias, dores e tristezas ao povo. Por que isso? Não é o amor ao dinheiro? Não foi exatamente isso o que Paulo quis dizer que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males? Não tenho intenção de avançar nesse assunto, mas o fato é que se Deus mesmo não intervir com sua mão de justiça e poder, nem podemos imaginar onde os terríveis males causados pela avareza podem chegar.

        Aqui no Brasil essa miséria tem até mesmo tomado a forma de piedade cristã. Muitos têm aproveitado o espírito da época e ganhado milhões à custa do sofrimento do povo, usando a falsa fé. Alguns já são milionários nesse curso maligno. Nos dias em que o Senhor esteve no mundo Ele enfrentou pessoas com o terrível pecado da avareza. Esse espírito da avareza e de desejo em ganhar o mundo sempre foi a tônica deste mundo. Foi esse o espírito visto na jornada mundana aqui; foi isso que tomou o viver de Labão, Esaú, Acã e o simples Geazi. Na realidade, é o espírito de avareza que tomou e toma o coração de homens perigosos, os quais se tornam ditadores e maltratam o povo.

        Foi contra esse espírito de avareza que Jesus advertiu os fariseus naqueles dias. Foi com essa atitude que sempre surgiu falsos profetas e falsos mestres no mundo e eles sempre virão com mensagens agradáveis, mas suas intenções são pervertidas. No texto acima, vemos aquele homem que chegou a Jesus, falando como uma criança faz. Ele queriam que o Senhor fosse juiz e que falasse com o irmão dele para dividir a herança. Parecia um assunto justo num assunto de família. Eu mesmo já lidei com isso e sei o quanto o amor ao dinheiro revela o quanto famílias se dividem por causa disso. O pecado da avareza arranca os sentimentos fraternais e traz terríveis consequências.

        Foi perante esse incidente que nosso Senhor traz à baila o assunto sobre o perigo da avareza: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza...”, e é sobre isso que quero envolver a todos nessa mensagem. O deus mamon não é invenção teológica não. O amor ao dinheiro é mais perigoso instrumento do diabo  e da carne na vida de alguém. O amor ao dinheiro pega desprevenido a muitos e mostra os traços do coração naqueles que muitos achavam que eram piedosos e tementes a Deus. Essa lição do Senhor deve estar perante nossos olhos e pronta para entrar em nossos corações. Não brinquemos com isso, porque o deus mamon mostrará que muitos que parecem crentes não passam de adoradores do diabo. Não esqueçamos que foi essa divindade satânica que empurrou Judas ao abismo; foi esse espírito de ganância que fez com que o homem rico desse às costas ao Senhor e recusasse o caminho certo para o céu.

        Amados irmãos, nós os crentes não estamos livres dessa “peste perniciosa”    que tem tomado o coração de milhares em nossos dias. Esse espírito da avareza tomou outro nome chamado de “prosperidade” e carrega consigo muitos instrumentos que são usados na tentativa de manipular Deus. Não é realmente perigoso? Fujamos de tudo aquilo que nos tira de um viver piedoso, que nos afasta da cruz e que nos desvia do rumo certo, da vereda santa rumo ao céu. Satanás, o deus deste mundo maligno mostra sua foto nas cédulas e nas moedas. Elas têm sido o peso que têm atormentado a vida de milhares e que tem empurrado muitos para o abismo.

Nenhum comentário: