quarta-feira, 9 de junho de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (12)

     

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISERICÓRDIA EM AÇÃO: “...o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

        A diferença entre o salvo e o não salvo está no fato que há uma presença de misericórdia que envolve uns e que não envolve outros. O caso de Israel e do Egito. Veja como Deus cercou Israel à frente e na retaguarda, mas quando o exército de Faraó apareceu eis que Deus voltou contra para destrui-lo. Os inimigos do Senhor não estão debaixo da compaixão de Deus, eles estão sob a ira de Deus. Qualquer manifestação compassiva de Deus é resultado de Sua própria determinação. Foi assim que Ele agiu com o povo de Nínive. Falo isso porque sei o quanto tal verdade é de real valor para o crente e é sobre isso que deverei completar esta mensagem.

        Veja bem que a graça não significa que tudo será mil maravilhas à frente. Nossa felicidade consiste no fato que o Senhor está conosco e ele está manifestando bondade e misericórdia, conforme o Salmo 23. Não acharemos real felicidade aqui; não encontraremos um mundo que nos recepcionará com prazer; não haverá da parte do mundo uma bandeira branca, saudando os crentes com um bem-vindo. O povo celestial não tem lugar seguro aqui e isso a palavra de Deus deixa bem claro. Por favor, não me entendam mal, achando que estou dizendo que os crentes serão pobres e desgraçados nesta vida presente. Isso não é verdade, porque sabemos bem que milhares de crentes que passaram e ainda passam por este mundo são pessoas bem sucedidas materialmente.

        Notemos bem que isso não é a realidade no viver de todos os crentes. O que quero afirmar aqui é que, independentemente da condição material do crente aqui, o mundo é para ele um lugar de aflições. Interna e internamente, os crentes vivem em constante batalha. Interna porque eles estão conscientes da condição carnal na qual eles ainda estão, pois constantemente têm que lutar contras as forças tentadoras da natureza carnal que ainda imperam aqui. Isso faz qualquer crente aspirar por misericórdia: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24). Os santos de Deus estão numa jornada de peregrinação num lugar onde não passam de estrangeiros.

        Também, os santos enfrentam em seus corpos mortais as duras dificuldades com os resultados do pecado que tanto afligem o mundo. Externamente sofremos tudo o que o mundo sofre e às vezes muito mais. Deus está utilizando as lutas e provações, a fim de nos preparar para a perfeição que virá na glória. Entendendo isso os crentes clamam, pedindo a presença misericordiosa do Senhor. Ultimamente vemos como muitos são os crentes que têm sido chamados para o céu, devido a morte pela covid. Impressionante. Paulo sentiu isso em sua pele e no primeiro capítulo da segunda carta aos Corintos ele fala da terrível morte com suas agonias que ele experimentava, a fim de ser um agente da consolação na vida do povo de Deus.

        Então, não há dúvida que é essa verdade que transparece no verso 10 do Salmo 32: “...o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá”. Reitero aqui o fato que precisamos tomar posse dessa verdade, porque a tendência do sistema “evangélico” moderno é arrancar tais verdades e estabelecer um tipo de “tapete” espiritual à frente do crente. Tudo hoje envolve festa, música, shows, danças e em tudo isso eles puseram o nome de “adoração”. Essas coisas tapam as vistas e encobrem a realidade do viver cristão. Pedro ordena aos crentes: “Sede sóbrios”, mas hoje não há sobriedade; tudo hoje envolve sonhos e vaidades. Tudo o que satanás quer para enganar os incautos.


Nenhum comentário: