terça-feira, 15 de junho de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (13 de 13)            

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISERICÓRDIA EM AÇÃO: “...o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10.

        Para encerrar esta mensagem, quero ressaltar o  fato que o crente deve saber  que a misericórdia é um tema que deve ser levado a sério, porque vai tratar da vida aqui com solidez. Ora, foi exatamente isso o que os santos sempre tiveram na mente e na emoção enquanto aqui viveram. A misericórdia de Deus há de pautar nossas vidas pelo caminho certo. Por que estou dando ênfase a isso? A razão é que a mentalidade religiosa tão curtida em nossos dias, tende a dominar nossas mentes e erradicar o verdadeiro significado do que é a vida cristã neste mundo. Tudo satanás está fazendo para que levemos a vida aqui em conformidade com o mundo. Tudo tem sido feito para que abriguemos nosso viver num padrão de vida que ignora as verdades acerca do mundo, do nosso corpo e da jornada. Tudo hoje gira em torno de prosperidade, experiências emocionais e de uma liberdade que, à luz da verdade bíblica não passa de libertinagem.

        Num mundo miserável, de onde fomos tirados pela salvação, a presença misericordiosa será entendida. Se lermos 2 Coríntios, com grande temor entenderemos isso. Por exemplo, vemos como Paulo entendia o ministério de sofrimento que ele tinha; vemos como ele encarou perseguições terríveis e como chegou à beira da morte, mas como entendia com clareza como tudo servia para levar consolação aos santos. Essa é a mensagem do capítulo 1 daquela carta. Vemos como Paulo entendia que o ministério tão deslumbrante que ele tinha era resultado da misericórdia, porque foi Deus quem lhe confiou a mensagem celestial. Tem tanto a falar sobre isso, mas nosso espaço é pouco aqui.

        Outro detalhe está no fato que o Senhor mesmo mostrou isso aos discípulos, quando reunido com eles disse que no mundo eles teriam aflições. Que espantosa verdade! Aqueles homens estavam perplexos e amedrontados ante o fato que o Senhor estava caminhando para a cruz, e eles, como ficariam? Sozinhos, desamparados? Nosso Senhor não deixou nenhuma promessa que a sorte deles no mundo seria diferente, que eles teriam um viver fácil e uma vida cômoda. Ele pode mostrar-lhes que no mundo haveriam de enfrentar a hostilidade terrível dos homens (João 16:1) e foi exatamente isso o que os apóstolos entenderam e experimentaram. Nosso Senhor não prometeu uma felicidade mundana; não prometeu que daria aos seus servos riquezas e confortos aqui. Mesmo que esses bens terrenos eles passem a ter, mas é dada em seus corações a certeza que não são donos absolutos.

        Por misericórdia, significa que o Senhor não retirará os problemas pelos quais deveremos passar, até chegarmos à morte. Os crentes têm consigo o cheque com a assinatura do grande EU SOU, a fim de que eles corram à buscar socorro em meio às aflições. O viver aqui no mundo, no tocante aos crentes deve ser um viver de justiça em meio aos perigos e Ele nos cercará com bondade, de tal maneira que nada nos faltará e que seremos protegidos de todo mal. Foi isso que que os santos enfrentaram, alguns encararam satanás e o inferno bem à frente. Os terrores inimigos querem nos devorar, o mundo quer nos esmagar e nossas fraquezas nos impelem a buscar socorro. É no contexto dessa misericórdia que Deus nos ensina os padrões de santidade que devemos ter e o que seremos após sermos tirados de uma vez para sempre deste mundo maligno. Toda nossa felicidade habita em Cristo. Por fora luta, por dentro gozo e alegria no Senhor.

“Minha morada Jesus assegura, paz e conforto na luta feroz”


Nenhum comentário: