terça-feira, 8 de junho de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (11)

      

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISERICÓRDIA EM AÇÃO: “...o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

        Este assunto que envolve a parte final do verso 10 merece nossas profundas considerações, justamente porque a mensagem que atualmente é pregada tem removido o termo “misericórdia” e o assim o termo “graça” é tirado do seu real lugar. Não podemos fazer isso sem sofrer drásticas consequências. O evangelho da prosperidade, sem qualquer dúvida tem achado guarida nessa falsa concepção de salvação. Por quê? A razão é que a cristandade atual considera o cristianismo como fonte de lucros materiais. Deus é visto como aquele que vai remunerar bem sua vida aqui, caso você venha fazer algumas coisas para ele. A natureza humana é extremamente apegada ao mundo e fará de tudo para criar uma divindade que lhe facilite um viver mais confortável e um amor ao mundo.

        Não pretendo estender muito sobre o que está ocorrendo na sociedade chamada “evangélica” em nossos dias. Creio que precisamos voltar nosso coração ao texto, a fim de que sejamos bem esclarecidos. A fé há de contar o que ocorreu na vida aqui. Então, não adianta mostrar a vida cristã aos que não têm a visão da fé bíblica. É tentativa inútil, porque toda luz que precisamos para a compreensão da jornada aqui vem da cruz. Sem esse entendimento tudo será fracasso e fatalmente abraçaremos a teologia moderna, porque ela se adapta aos nossos anseios carnais. Os crentes nunca saberão da miséria na qual foram achados e como ainda estão na carne, enquanto a verdade da cruz não ocupar o coração por inteiro.

        Só tem um cenário que deve empolgar meu ser e fascinar meus sentimentos – o cenário do glorioso Cordeiro que ocupou meu lugar de maldição na cruz. Sob essa radiante de luz é que poderei ver o que vem adiante na minha vida e que jornada eu tenho à frente. Ao saber da minha miséria e da necessidade que tenho da poderosa força de Deus em minha vida é que posso entender o verso 10 desse Salmo: “....mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá”. Cuidemos para que não entendamos cristianismo à luz da alegria pagã deste mundo. Conheci muitos que começaram bem, com muita alegria e aparente felicidade. Muitos foram envolvidos com alguma doutrina, como a eleição, ou mesmo com algum pregador famoso, mas não se converteram a Cristo. Conheci uma jovem assim, ela ficou impressionada com um famoso pregador e no coração ela se converteu a essa pregador. Mas quando a jornada cristã exigiu tomar a cruz e seguir a Cristo, ela simplesmente desistiu.

        Por que o Senhor diz: “...a misericórdia o assistirá”? Porque não usa o termo “graça”? É sobre isso que dedico agora meu tempo. Note bem que não estou separando graça de misericórdia, porque a misericórdia opera onde a graça finca seu acampamento de glória. Misericórdia é Deus olhando minha miséria na salvação e também vendo minha vil condição na jornada. Antes a misericórdia me achou como réu, condenado. Agora, uma vez salvo, a misericórdia me vê necessitado dia a dia do socorro de Deus durante esse percurso que tenho na peregrinação. Percebemos que foi exatamente essa a mensagem que os santos sempre transmitiram no passado. É impossível ler os salmos, sem perceber os gravíssimos perigos que os santos enfrentam e como buscam a misericórdia de Deus. De dia e de noite Sua presença acompanha os salvos e os cerca.

        Notemos a mensagem deste antigo hino: “Minha morada Jesus assegura, paz e conforto na luta feroz”. Não é impressionante? Ele não vê a jornada aqui cheia de felicidade mundana, mas sim uma real maratona numa via de guerra que se desponta perante nossos olhos diariamente.


Nenhum comentário: