sexta-feira, 10 de maio de 2019

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ (10 de 11))


                      
“Eis o soberbo, sua alma não é reta nele, mas o meu justo viverá por sua fé” (Habacuque 2:4)
 “...o justo viverá da fé”. A FÉ MIRANDO SEU DEUS.O
        Digo mais, que o justo toma posse do livro de Deus, porque as Escrituras formam um tipo de depósito dos tesouros da fé. É impossível se tornar um crente em Cristo, sem se aproximar da Palavra Dele. A bíblia é o livro de Deus e o mundo ignora completamente isso, porque a mentalidade do mundo segue em oposição aos pensamentos bíblicos. O mundo busca aqui, nas coisas naturais aquilo que precisa para se manter funcionando. O mundo observa a criação, estuda matemática, ciência e outras matérias, a fim de extrair delas aquilo que erigirá um mundo melhor. A fé não faz isso, porque o justo vê tudo ao seu derredor à luz da verdade revelada. Os crentes não são ignorantes, nem analfabetos. Eles se aprofundam na ciência e todo conhecimento que podem receber, porque creem que Deus santificou toda verdade e ela é benvinda e será motivo de adoração a Deus e de beneficio para todos.
        Os justos são humildes no andar aqui, mas não é uma humildade boba, destituída de conhecimento. Eles trilham uma vereda de certeza, enquanto o mundo segue uma certeza irracional, andando nas trevas, achando que a luz do saber levará os homens ao lugar certo. Quão enganados estão os mais sábios, bem como os mais ignorantes deste mundo! O caminho deles parece ser convincente e belo, mas no final eles verão que caminharam para a destruição eterna. À luz das Escrituras os justos andam pela fé, na certeza tudo daqui está fadado à destruição e que este mundo jamais poderá sobreviver debaixo da ira de Deus. A humildade do crente é forte e corajosa, porque sabe o quanto o Senhor há de defender Seus santos, por isso, muitas vezes eles ficam calados.
        A humildade de Mardoqueu fez com que aquele justo firmasse bem suas convicções e não caísse diante da insolência do perverso Hamã, mesmo sob o perigo de ser morto. No tempo certo Deus mostrou o quanto cuida e defendo Seus santos: “Ele fará com que a tua justiça sobressaia como a luz e o teu direito brilhe como o sol ao meio-dia” (Salmo 37:6). A humildade dos justos não é entendida pelo mundo, mas é vista em sua subordinação a Deus e pelo temor que Lhe é devido. Satanás tem prazer numa humildade destituída da verdade, porque assim ele pode manter as almas aprisionadas em suas garras. Para Pilatos, parecia que humildade lavar as mãos, a fim de escapar do sangue do Justo Jesus. Mas quão inútil é essa humildade que foge de enfrentar a realidade das coisas. Muitos parecem humildes na sua crença em Deus, mas ao serem confrontados, mostram que não têm a base forte e sustentável debaixo dos pés.
        O justo segue em viver pela fé; não procura o caminho largo e fácil, oferecido por este mundo; não está atrás dessa aparente conforto, porque sabe que há um perigo terrível que ameaça os homens aqui. A fé segue triunfante pelo caminho estreito; segue firme rumo à cidade celestial. É à medida que avança que os justos ganham forças. Na luta contra a falsa humildade que leva o justo a não ter dó de si; ele prefere fazer prevalecer a disciplina; ele caminha na direção da perfeição, por isso avança mais em negar a si mesmo; sobe mais as alturas da presença do Senhor e quer ficar mais perto da presença maravilhosa do seu Senhor. À medida que avança, o justo ver o mundo mais distante; de longe contempla a insensatez deste presente século. Quanto mais perto do céu, menos das plagas terrenas. Quanto mais perto da Cidade Santa, menos valor terá o mundo com seus tesouros. Eis aí um pouquinho daquilo que significa humildade da fé, mostrada no viver dos justos.

Nenhum comentário: