quarta-feira, 22 de maio de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (4)



“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
        Notemos bem que as promessas feitas pelos falsos mestres, assim como eram feitas pelos falsos profetas, são elas curtidas de esperanças inúteis; os falsos mestres agarram nossas emoções, dominam as nossas mentes, a fim de encher deste mundo. Notemos que quando Jeremias enfrentou o falso profeta Hananias, foi perceptível que a promessa daquele homem a Israel era revestida de uma esperança por uma melhora aqui. Milhares de judeus tinham sido transportados para Babilônia e Deus havia dito por Jeremias que o cativeiro duraria 70 anos. Hananias, entretanto, tinha uma mensagem “melhor” aos ouvidos da população: “Dentro de dois anos trarei de volta...” (Jeremias 28:3). Os falsos mestres são assim, pois torcem a palavra de Deus e inventam suas próprias mensagens.
        Isso significa muito para nós, nestes dias tão perversos. Por todos os lados vemos os falsos mestres usando a bíblia de forma distorcida, no intento de puxar os homens para promessas desta vida. Os verdadeiros pregadores e ensinadores da palavra de Deus, normalmente cuidam em mostrar realidades eternas. Quando lidamos com a palavra de Deus somos ensinados a falar o que Ele exatamente nos mandou pregar, sem que inventemos nada. Para Jeremias, a mensagem era que o povo que fora levado para o exílio ficaria lá durante setenta anos. Isso foi registrado e pronto! Deus quer que as almas sejam ocupadas com coisas eternas, com realidades que a mente humana não é capaz de conceber. Não temos que diminuir a mensagem, mostrando-a de forma mais leve. Não devemos cair perante as afrontas dos homens, nem tampouco diante das exigências deles. Para Micaías, o velho profeta, era necessário falar com o perverso rei Acabe, aquilo que Deus mandou que ele falasse, e assim fez o homem de Deus.
        Creio que precisamos entender um pouco mais sobre o perfil da mensagem exposta por elementos perigosos, disfarçados de apóstolos e pastores. Visto que eles falam as invenções dos seus corações, então é certo que estamos lidando com homens que jamais tiveram seus corações purificados e santificados para servir a Deus. O que esperamos dos homens não salvos? O que brota de seus corações? Quais são suas intenções? Eles sempre estão procurando, de uma forma ou de outra, como podem lucrar na vida. Seus corações estão curtidos de atitudes perniciosas, supersticiosas, maliciosa, enfeitiçadora e atraente. O homem no pecado quer a glória para si; Deus está fora dos seus planos; eles não tem acesso à presença de Deus, porque não foram salvos.
        Notemos a atitude de Simão (Atos 8). Aparentemente ele havia convertido ao evangelho, mas ele abraçou a fé porque viu ali um meio de acessar-se aos bens do povo, como fazia. Até os pregadores enviados por Deus devem cuidar em manter a mensagem pura; a espada deve estar sempre polida e pronta para a guerra contra o mal. Quando multiplicam o número de falsos mestres é sinal de destruição, do avanço da mentira e do encorajamento ao erro; é sinal de que Deus está endurecendo o coração do povo, a fim de trazer seus juízos.
        Que o Senhor venha encher nossos corações de temor e de Sua sabedoria e prudência. Precisamos em nossos dias saber distinguir o bom do excelente, o mel do melado, o ouro da bijuteria, etc. Com esse discernimento podemos amadurecer nossa fé, a fim de sermos úteis neste mundo.

Nenhum comentário: