sexta-feira, 24 de maio de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (5)

                            
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
         Quando a mensagem não vem de Deus, eis que logo é vista sendo uma mensagem carregada de fraude. É perceptível a mensagem proveniente do céu aos homens, pois está recheada de misericórdia; vemos o profeta de Deus falando do coração compassivo, de um Deus que se condoeu de suas criaturas perdidas; vemos de um Deus que convoca todos ao arrependimento, antes que venha o juízo; vemos um Deus que mostra Sua santidade e a culpa de todos perante Ele. Mas a mensagem do falso mestre é destituída desse enfoque que tanto permeia a mensagem bíblica. Eu usei a ilustração da mensagem de Hananias, comparando-a com a mensagem de Jeremias. A mensagem de Hananias está cheia de tendências humanista; nota-se que ele procura dizer aquilo que Deus  não falou, com o propósito puxar do céu uma bondade de Deus. Vemos sempre essa tendência de dizer que os homens não merecem; que os setenta anos de cativeiro é uma sentença cruel, que Deus não estava realmente querendo dizer o que Ele falou.
         Vamos trazer essas tendências dos falsos mestres para nossos dias. Suas mensagens sempre tendem a cortejar os homens, dizendo para eles que “Deus irá lhes abençoar”; estão sempre fazendo promessas de uma vida financeira melhor, de um futuro melhor, de saúde e prosperidade. A mensagem de Jeremias era a mesma mensagem, ela não mudou, mesmo diante das circunstâncias. Deus falou do cativeiro babilônico e esse cativeiro não iria alterar no tempo de setenta anos. O falso mestre tenta manipular as Escrituras; eles usam a bíblia, mas sempre tocando em textos que eles querem usar. Eles recuam ante as mensagens de juízo, pois têm medo de falar do inferno, da necessidade de humilhação e arrependimento. Os falsos mestres encobrem essas coisas, porque têm uma mensagem mais humanizada e harmonizada com aquilo que a multidão tanto anseia ouvir. Observemos bem que é a intensidade do juízo que faz brilhar a misericórdia; é a humilhação que faz o homem cair no lugar onde será visto pela doce ternura da compaixão de Deus.
         Também, percebemos na mensagem do falso mestre que ela é cheia de paz. Onde estiverem os falsos mestres, ali será ouvido constantemente o termo “paz”. Os homens querem tremular a bandeira da paz, enquanto os verdadeiros pregadores vem declarar o fato que Deus está  em guerra, conforme vemos no Salmo 5. Os falsos mestres espalham a inverdade de que Deus está abençoando a todos e que nada há de anormal com os homens. Eles querem sentir religiosamente bem; querem abraçar uns aos outros; querem dizer que realmente podem amar e quando os mais terríveis pecados aparecem, eis que eles logo abrandam todo ambiente, dizendo que Deus ama todo mundo e que determinados pecados são problemas que os homens enfrentam aqui e que Deus entende tudo isso.
         A mensagem do pregador enviado por Deus traz paz também, mas não é essa paz conforme pregam os falsos mestres. O pregador do evangelho declara o fato que Deus em nada é solidário com o pecado; que os homens receberão a devida punição e que precisam se arrepender, caso queiram experimentar a doce paz com Deus. A mensagem do Alto declara que é Deus quem reconcilia o homem com Ele, por meio de Jesus Cristo. Ora tudo isso vem numa mensagem do céu e precisamos saber distinguir entre o que é de Deus e o que não é

Nenhum comentário: