quinta-feira, 9 de maio de 2019

A VISÃO DO GRANDE SALVADOR (8)



                
“Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os moradores da terra!” Isaías 45:22
O ALCANCE DO CHAMADO A ESSA VISÃO: “...todos os moradores da terra”.
        Como é maravilhosa e encantadora a tão grande salvação! Aquele que envia chuva, que nos deu o sol, o ar e que dá a todos alimentos, entre outros milhares de bens, Ele mesmo chama os homens à salvação. Aquele que fornece ampla mesa de fartura aos homens em toda extensão deste planeta, Ele mesmo chama os pecadores a olhar para Ele, a fim de que todos vejam o escape da perdição eterna. Aquele que mostra a grandeza de Sua bondade em coisas terrenas, muito mais mostra Sua graça e compaixão quando chama os pecadores às maravilhas celestiais. O Criador que fez um Éden terreno, agora mostra ser Ele o Salvador que preparou o Paraíso celestial.
        O convite é dirigido a todos os homens e não há qualquer distinção, porque o pecado atingiu toda raça. Não foi enviada essa voz a um grupo seleto de homens; a voz vem do céu a todos quanto podem ouvir. Por acaso os homens estão surdos? Por acaso o criador não lhes concedeu ouvidos para ouvir? Por que temos de ignorar isso? Talvez alguém pode afirmar que a voz é dirigida aos que mais têm pecado. Mas onde há espaço no homem que não foi atingido por essa natureza maligna? Se jogarmos gotas de veneno numa caixa de agua de mil litros, toda aquela quantia de agua fica contaminada. A entrada do pecado não veio por medida; não afetou uns mais e outros menos. Ao tratar do pecado, não estamos lidando com uma mera moléstia que infeccionou os pés, ou a cabeça, ou outra parte do corpo. O pecado veio e afetou inteiramente todos. Não há, aos olhos de Deus pecadores mais afetados do que outros. Em Sua linguagem dirigida a Israel (Isaías 1), a infecção afetou da cabeça aos pés.
        O pecado envolveu a natureza total do homem. Atingiu os olhos, a mente, as emoções, a boca, as mãos e os pés. Todos os efeitos do pecado. são vistos no modo de falar, encheu a mente de escuridão, destruiu os sentimentos, contaminou o serviço e o andar, etc. de tal maneira que não há parte sã em nenhum ser humano. Olhemos também o mais horroroso resultado, trazendo aos homens a tragédia do pecado – a morte. Não morreu apenas a cabeça, ou os pés, ou as mãos, etc. Tudo foi atingido e mostrando agora seus horríveis e dramáticos efeitos. Onde no corpo não vemos os efeitos da morte? Onde a dor não aparece? Onde o desespero não pode tomar conta? Onde a vergonha não entrou? Onde a corrupção não surge para mostrar sua face cruel?
        Há alguma diferença? Por acaso há nos ricos um efeito menor do que nos pobres? Por acaso, os intelectuais estão em maior vantagem? Porventura, uma criança está livres desses dissabores da morte? Há alguma religião que promova que traga mais conforto e que elimine as aflições? Que diferença tem o judeu do gentio? Não são todos provenientes do mesmo Adão caído? Onde está a esperança do homem? Se olharmos para qualquer direção horizontal neste mundo, veremos que por todos os lugares o desespero habita ali.
        Então, podemos entender por que Deus está chamando todos os pecadores no mundo inteiro: “Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os moradores da terra”. Não é uma mensagem cheia da compaixão de Deus? Podemos nós ignorar essa voz? Que essa mensagem venha sacudir os corações; que venha tremer nossas consciências e que venha nos mostrar que a mais poderosa e urgente mensagem a ser pregada e que precisa ser ouvida por todos.

Nenhum comentário: