quarta-feira, 29 de maio de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (7)


                      
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
O LUGAR DA VERDADEIRA MENSAGEM: “Porque quem esteve no conselho do Senhor...”
        Voltemos ao texto, porque vemos como Deus mostra Seu lugar de glória – o conselho do Senhor? “...quem esteve no conselho do Senhor...?”. Devemos considerar profundamente essas palavras ditas pelo nosso Deus. De onde os falsos mestres tiram suas mensagens? Visto que são mentiras, então é certo que não vem do recinto santo. O pai da mentira é satanás, sendo assim é óbvio que as mensagens deles serão extraídas dele mesmo. Os homens no pecado estão nas mãos de satanás e ele os usa conforme ele precisa. A força do pecado que opera no anjo perverso é a mesma força que opera no ser humano não salvo. É perceptível isso na vida de Elimas, o mágico (Atos 13). Quando Paulo começou falar com o procônsul, ele entra em ação para desviar aquele homem da verdade. Foi preciso uma enérgica intervenção de Paulo, a fim de afastar com juízo aquele elemento.
        Outro detalhe importante é que o falso mestre traz consigo elementos parecidos com a verdade. Os magos de Faraó tentaram fazer os mesmos milagres que Arão e Moisés faziam, mas logo eles viram que em tudo eram superados. O que parece ser verdade vinda dos falsos mestres, não pode suportar a impetuosa força da verdade proveniente da boca de Deus. As mentiras, mesmo parecidas com a verdade não têm alicerce sólido; é uma casa que facilmente tomba. Notemos que os que são persuadidos pelas mentiras dos falsos mestres, eles vão precisar de algo a mais para se manterem de pé. Precisa haver elementos de fermento; precisa de festa, sensacionalismo, músicas, emoções, sonhos, visões, além das espertezas dos falsos mestres. Eles têm que trabalhar muito para descobrir novos meios para manter seus fieis entretidos, por isso, não raro vemos invenções bizarras produzidas pelos falsos mestres, como usar o sopro para fazer as pessoas caírem; até mesmo risos e meios supersticiosos são usados, no afã de manter seus fieis em torno deles. O falso mestre usa bem sua personalidade, seu poder de liderar e assim faz com que o povo o siga facilmente.
        É claro que não toquei em tudo o que podemos esperar de um falso mestre. Quero que vejamos o fato que o mensageiro de Deus é chamado para estar presente no “conselho do Senhor”. O que é isso? Como é que meros homens podem conhecer os mistérios de Deus? Vamos seguir a ordem. Primeiramente, deve ser ele um homem crente, santificado na salvação em Cristo. Deve ser uma pessoa que um dia soube o que significa a misericórdia de Deus em Sua vida; como o Senhor o achou e o livrou do pecado, da condenação e o tornou livre da condenação e herdeiro do céu. Sem essa verdade firmada no coração, não há como fazer uma pessoa capaz de  pregar o evangelho. Se tentar, não passará de um cego tentando guiar os cegos. Conheci pessoas que saíram afoitas para o ministério, mas logo ficou claro que elas nem sequer foram salvas de suas vidas impuras no pecado.
        Pessoas assim só causam mais escândalos do que proveito, porque será mais falsos mestres saindo pelo mundo afora para pregar o que Deus não mandou. Também, nem todos os crentes são chamados para a obra da pregação. Saula e Barnabé estavam na igreja de Antioquia e foi ali que o Espírito Santo disse: “Separai-me Saulo e Barnabé para a obra que eu os tenho chamado”. É essa a forma como Deus lida com aqueles que Ele quer usar no glorioso e sério ministério da pregação da mensagem que veio do Seu santo conselho.

Nenhum comentário: