terça-feira, 28 de maio de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (6)



“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
        Nota-se que a mensagem do falso mestre não envolve a misericórdia de Deus. Sendo assim, ela é destituída de  justiça, juízo e do verdadeiro amor. A mensagem do falso mestre é assim; ela será meio termo; espertamente ele mostrará Deus, mas de uma forma agradável à carne. O falso mestre tem em suas mãos os laços, com os quais ele há de pegar os incautos e ignorantes. Espertamente eles utilizam a psicologia, porque o alvo é ter jogo de cintura com as multidões. O que ele faz? Simplesmente ele oferece paz, mas a paz conforme o homem quer. Era essa a predominante mensagem dos falsos profetas no Antigo Testamento. Eles sempre diziam: “paz, paz”, quando de fato não havia paz. Todo objetivo da mentira é camuflar o perigo do coração; é tapar a boca do poço da perdição; é dar um calmante aos pecadores, a fim de fazê-los sentir bem com Deus.
        Sendo assim, a mensagem do falso mestre será uma mensagem sem a glória do juízo de Deus. Ele jamais tocará nesse assunto, a não ser de forma bem superficial. O objetivo do falso mestre é, por assim dizer, tapar a boca de Deus e anular os terrores que vêm Dele. O falso mestre não tocará no assunto do homem, em sua culpa, miséria e condenação merecida. O próprio povo pagará a ele, a fim de que não fale sobre esse assunto. É comum ver os falsos mestres enfeitando o ambiente de “amor”, vaidade e de festas. Os falsos mestres conseguem erguer uma divindade diferente no ambiente; eles enfeitam tudo com bons versos bíblicos e tapa todas as brechas, a fim de que nenhuma luz dos ensinos da ira de Deus venha entrar. Os falsos mestres conseguem encher os lábios de belas palavras “cristãs”; de bons sentimentos de “adoração” e conseguem cultivar um fervor carnal que vem parecido com algo espiritual.
        Nota-se que os falsos mestres conseguem fazer com os homens no íntimo venham a sentir certa comoção social. Eles, religiosamente falando veem as desgraças aqui de forma diferente da visão de Deus. Enfeitados por uma visão errada do pecado, eles acreditarão que o problema dos homens está na condição miserável aqui; verão que o problema está nas drogas, na falta de comida, de roupa e de boa casa. A mensagem santa e pura mostra a desgraça do homem no coração e não na aparência. Eles são vistos no íntimo como inimigos de Deus, tanto na riqueza, quanto na pobreza. A mensagem do evangelho não olha os homens segundo a aparência e a condição social deles. A situação é a mesma, porque “...todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).
        Então, é possível ver com clareza que na mensagem do falso mestre há ausência de arrependimento. Normalmente, os homens reagem bem ante a mensagem de um falso mestre. Nada há de chacoalho no viver miserável do homem desde sua queda. Os falsos mestres fabricam com sucesso a falsa conversão, porque sem o arrependimento os homens não conseguem ver sua condição em Adão e sua miserável jornada, desde sua queda. Nada haverá de: “Eu pequei, contra ti somente pequei!”. O arrependido, como que, entra numa “máquina do tempo” e volta ao seu passado, considerando todos os seus feitos, vê seu presente na santa dependência de Deus e segura firmemente nos cuidados de Deus para andar retamente até chegar ao céu!

Nenhum comentário: