terça-feira, 21 de maio de 2019

A MENSAGEM DO FALSO MESTRE (2)



“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vós e que vos enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: “O Senhor disse: Vós tereis paz; e a todos os que andam segundo a dureza do seu coração dizem: Nenhum mal lhes sobrevirá” (JEREMIAS 23:16-22).
UM EXAME DA MENSAGEM DO FALSO MESTRE.
        Pude dar a introdução na esperança que a atenção dos meus leitores seja despertada para um assunto que considero de extrema importância. Quando o mundo se ecumeniza tanto, é de se esperar que o número de falsos pastores e mestres aumente, como tem ocorrido ultimamente (pelo menos aqui no Brasil). Foi assim nos dias de Jeremias, numa luta satânica para fazer com que os profetas verdadeiros se calassem. Precisamos entender a voz deles, o que está por detrás de toda essa aparente espiritualidade e dos seus nefandos intentos. O que acontece é que eles tendem a prosperar muito; eles conquistam muitos corações e não é de surpreender com o sucesso financeiro que eles obtêm. Encaremos o que a Palavra de Deus nos ensina no texto. Voltemos para a voz do Senhor, porque Ele conhece tais elementos e, conforme o que vemos em 2 Pedro, eles são comprados pelo Soberano, a fim de fazer exatamente o que fazem, cumprindo assim os propósitos santos do Senhor.
        A primeira lição surge perante nossos olhando, quando o Senhor nos orienta, para que não atinemos para o que eles dizem: “... Não deis ouvidos...”. O que nosso Senhor quer nos ensinar? O que acontece normalmente é que muitos ficam fascinados pelos falsos mestres, justamente porque a mensagem deles chama a atenção para eles mesmos. Normalmente os homens de Deus chamam a nossa atenção para Deus, para Sua palavra e nos leva à humilhação. Mas não é assim com os falsos mestres, porquanto eles centralizam a mensagem em torno da capacidade oratória deles, aniquilam a mensagem da cruz e flertam o orgulho humano com vaidades. Eles falam de Deus sim, mas de uma forma tal que os ouvintes não percebem que eles acobertam seus intentos pervertidos.
        Estou falando isso porque um amigo meu estava fascinado por um elemento que é claramente um falso mestre religioso. Pude perceber que meu amigo era encantado com suas palavras encantadoras, de tal maneira que ele o tinha como sendo muito sábio. Mas o que pude perceber era que nada do que ele ouvia desse elemento em temor, amor ao Senhor e obediência a verdade no viver do meu amigo. Quando pude assegurar para ele que era um elemento nocivo à vida espiritual e que encaminhava muitos para desviar do Senhor, ele não acreditava, até que Deus mostrou-lhe a verdade e ele pode atinar para o perigo. Já vi muitos até mesmo enviando ofertas para elementos perigosos, porque achavam que estavam enviando ajuda à obra de Deus. Os piores falsos mestres são aqueles que mais falam bonito, usam bela linguagem teológica, mas que por detrás têm suas arapucas armada e suas armas bem escondidas.
        Meu sincero e ardente desejo é que as palavras inspiradas de Jeremias 23 resultem num grande despertamento no meio do povo de Deus. Jerusalém não acordou diante das advertências de Deus, por isso o juízo pesado veio sobre Jerusalém e Judá. Os falsos mestres aparecem tapetes, preparando tudo para a chegada do juízo de Deus. Que o Senhor tenha misericórdia do Seu povo!
         


Nenhum comentário: