domingo, 27 de abril de 2014

O CERTO FEITO DE FORMA ERRADA




Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus com todo o seu empenho” (1Crônicas 13:8). “temeu Davi ao Senhor” (1 Crônicas 13:12. “Foram Davi...para fazer subir com alegria a arca da aliança” (1Crônicas 15:25).
         Caro leitor, muitas vezes teremos que aprender com duras experiências que as coisas certas devem ser feitas corretamente, caso contrário tudo cairá por terra. Lições dolorosas desse tipo tenho experimentado no decorrer dos anos de ministério. Olhando o texto vemos o que Davi sentiu profundamente quando falhou no modo como conduziu a arca de Deus para a casa de Obede-Edom. Quem esperava que naquele solene trajeto aconteceria aquela tragédia que tirou a vida de Uzá? Mas Davi estava lidando com Deus; ele estava transportando a arca da aliança, lugar da presença santa do Senhor. Davi esqueceu que, não obstante ser ele o rei de Israel, não estava acima do Deus de Israel. Davi precisava saber que Deus não precisa de nosso sistema de culto; que Ele não carece de nossos meios para conduzir o que é santo.
         Primeiro: falha (1 Crônicas 13:8). Ali estava a multidão com cânticos, harpas, trombetas, etc., mas essas coisas não determinam benção de Deus, porque toda essa festa resultaria em tragédia. Havia muita energia, porque alegravam com todo empenho. Tudo indicava ser um culto brilhante e cheio de vida, mas tudo aquilo resultaria em fracasso, por quê? Não houve sacrifício. Como podemos servir ao Senhor sem sacrifício?
         Segundo: temor (1Crônicas 13:12). A morte de Uzá causou grande temor. Foi assim que Deus matou os dois filhos de Arão, Nadabe e Abiú, porque ofereceram fogo estranho. Então, Davi foi tomado por um senso de indignidade, para realizar um trabalho tão santo: “Como trarei a arca de Deus?”. Caro leitor, muitos fazem da santidade de Deus e da severidade da lei uma desculpa para suas pervertidas negligências. Outros se sentem esmagados de temor santo, por isso esperam até que fiquem bem preparados para o serviço santo.
         Terceiro: a alegria (1Crônicas 15:25). Lições preciosas aparecem em decorrência daquela tragédia. 1. Deus abençoou a casa de Obede-Edom. Lembremos bem que é quando nos humilhamos que aprendemos o quanto Deus habita com homens e mulheres humilhados (Isaías 57:15). 2. O rei Davi reconheceu seu erro e fez os preparativos certos. Precisamos muitas vezes aprender, a fim de voltarmos para a Palavra de Deus em santa obediência. 3. Aquilo que Deus havia determinado foi tomado em consideração. Precisamos saber que qualquer desobediência às Escrituras só resulta em prejuízo. 4. Os sacerdotes ocuparam seus lugares. Sem as normas santas de Deus os cultos transformarão em palco para o mundo e os demônios. 5. Ofereceram sacrifícios (verso 26). Duas lições prevalecem nesta lição. A primeira, o culto ao Senhor tem que ter como base o sacrifício de Cristo na cruz. Desviar dessa verdade implicará em terríveis prejuízos para a igreja. A segunda é que os crentes devem oferecer a si mesmos em sacrifício ao Senhor (Romanos 12:1).
         Ó, quanto a igreja do Senhor está sofrendo em nossos dias! O Senhor simplesmente se retira quando queremos realizar Sua obra conforme os padrões mundanos. A santidade da presença do Senhor deve ser motivo de nosso temor e obediência à Sua Palavra. Lembremos bem que o que importa é obediência a Ele e não à nossa vontade carnal.

Nenhum comentário: