sexta-feira, 25 de abril de 2014

ATRAINDO O HOMEM AO JUÍZO




“...Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar” (1 Samuel 2:25)
                    Caro leitor, que os homens fiquem sabendo que da mesma forma como Deus atrai os pecadores à Sua poderosa, eterna e gloriosa salvação, também Ele atrai os orgulhosos para o local onde serão executados. Foi exatamente isso o que ocorreu com os perversos filhos do Sumo Sacerdote Eli, conforme vemos no texto acima. O que ocorreu? Ora, os passos foram dados para o lugar certo onde enfrentariam a severa punição de Deus.
         Creio que a passagem inteira elucida esse caminhar em direção ao patíbulo. Certamente Eli falhou, pois não puniu seus dois filhos; quando os advertiu, fê-lo tarde demais. Desde cedo eles deveriam receber toda orientação e disciplina, conforme os ensinos dados aos pais israelitas (Deuteronômio 6). Eli simplesmente descansou em seu serviço sacerdotal e achou que as atividades do templo dariam aos seus filhos o comportamento adequado. Mas quanto engano! Veja caro leitor, como Deus foi gradativamente puxando esses dois elementos para o local onde deveriam ser mortos. Primeiramente, eles se tornaram obstinados: “...não ouviram a voz de seu pai...”. Para os homens isso é sinal personalidade, de força e valentia. Mas, eles não sabiam que seus corações tão endurecidos pela vaidade e arrogância já tinha sido trancafiado por Deus. Lá dentro eles faziam a festa, no engano de achar que jamais seriam punidos e que assim podiam continuar vivendo em seus pecados.
         Em segundo lugar, aqueles dois moços foram entregues às paixões tão procuradas e buscadas por eles mesmos. Tudo era favorável, pois tinham uma invejável posição religiosa e aproveitaram dessa posição para praticaram seus atos de maldade e malícia. Nesses atos ambos simplesmente ignoraram a glória de Deus; eram eles elementos ímpios, profanos e amantes de si mesmos. Nada entendiam do verdadeiro significado dos sacrifícios e das ofertas feitas, pois aproveitavam daquilo para a satisfação própria. Também, como sempre a impiedade atrai as paixões carnais, pois é dito que deitavam com as mulheres, em completo desrespeito a Deus, ao ministério sacerdotal e ao povo.
         Em terceiro lugar, foram envolvidos na superstição religiosa, pois acharam que se levassem a arca da aliança para o local de combate contra os filisteus, os inimigos teriam absoluta derrota. Quando Deus chama homens e mulheres para a punição merecida, eles se tornam religiosamente supersticiosos e cheios de crendices, e até mesmo creem que Deus está com eles, que seus caminhos serão prósperos e abençoados. Muitos que caminham para o juízo se apegam aos seus ídolos, e até mesmo usam a bíblia como um livro de sorte; muitos se apegam aos pastores e missionários, como fontes de divinas bênçãos.
         Em quarto lugar, exatamente eles foram para o encontro da ira de Deus; caminharam para o lugar escorregadio. Naquele dia os filisteus seriam instrumentos de Deus contra eles; seriam os inimigos de Israel a espada vingadora de Deus e nada haveria para impedir isso. A presença da Arca da aliança de nada valeria, pois a guerra era do Senhor. E foi exatamente ali que os pervertidos e arrogantes filhos de Eli caíram mortos.
         Meu caro leitor, quantos homens e mulheres estão sendo atraídos para o local da sua execução, sem que eles mesmos saibam! Eles não percebem que quando o caminho está bom, está cheio de prosperidades mundanos, na realidade é o corredor certo para o local de juízo. Eles nada sabem, nem entendem que caminham para o encontro com o inimigo armado lá adiante. Milhares não sabem quem são os instrumentos que Deus utiliza para punir Seus inimigos! Seus ouvidos estarão surdos e até o fim nada poderão ouvir de conselhos e de advertência. Seus olhos verão somente um caminho de luz à frente e não percebem que antes do juízo o ambiente é de calma e de harmonia.
         Meu amigo, corra para Cristo agora mesmo! Corra para o Autor da salvação! Não confie em ninguém mais! Fuja da ira vindoura!

Nenhum comentário: