quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (2)


                        
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
INTRODUÇÃO:      
        Estou certo que preciso acrescentar esta página à introdução, a fim de mostrar o quanto é valiosíssima a palavra de Deus em nossas vidas. O problema é que muitos pensam que podem ser crentes e vencer as provações, agradar a Deus e caminhar firmes e resolutos para o céu, sem haver sequer um interesse por Deus e pela Sua Palavra. Para mim, uma atitude dessa só revela o fato que a pessoa jamais conheceu o novo nascimento, quando Deus dá desejos santos no coração e amor pela verdade, como diz o Senhor: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus”. Sendo assim mostrarei aqui os valores que são notáveis para o viver de um crente, quando ele se dedica à verdade escrita.
1.        A Palavra de Deus é a única e suficiente provisão que nos envolve no conhecimento da verdade da tão gloriosa salvação. A bíblia nos mostra o quanto a salvação é gloriosa; o quanto é grandiosa e riquíssima. A ideia de salvação em nossos dias é que o homem um dia fez uma decisão de aceitar Cristo, foi salvo e pronto. Pode seguir sua vida, mesmo seguindo a liberdade mundana; mesmo seguindo seus próprios pensamentos; mesmo completamente alheio à vida cristã. Ele é salvo e vai para o céu. Esse é o resumo final dessa “salvação”.
           Mas isso nada tem a ver com a salvação bíblica. Salvação envolve arrependimento, conversão, novo nascimento, habitação do Espírito e outras maravilhas daquilo que é chamado de “uma tão grande salvação”. Em Filipenses Paulo estimula os crentes a individualmente desenvolver a sua salvação. Paulo não está ensinando salvação por obras, mas sim para que o crente agora tome posse daquilo que recebera pela fé; é para que ele agora pela fé desbrave o território santo e conheça essa “terra prometida” daquilo que lhe foi dado em Cristo Jesus. Hoje vejo o quanto muitos nem mostram um pingo de interesse por isso; nem consideram a salvação como um tesouro, porque estão mais ligados aos interesses mundanos. Eles querem subir ao céu, mas não querem andar para lá; querem um viver folgado aqui, sem que lhes custe o preço da cruz, de um viver como ovelha. Parece que a fé deles não abriu os olhos; é uma fé cega e continuam do mesmo jeito que estavam antes. Por isso quero realçar essa importância da Palavra de Deus no viver.
2.        A Palavra de Deus é Cristo em Sua totalidade. Em 1 Pedro 2 o apóstolo nos exorta a aproximar do Senhor, como crianças recém-nascidas desejam o leite racional. Pedro enfatiza mais, dizendo que o Senhor é bondoso. Mas, como me aproximarei de alguém que não vejo? Só podemos aproximar de Cristo pela Sua Palavra. Só podemos conhecer a glória de Cristo à medida que aplicarmos mais no conhecimento desse santo livro, em santo temor. A Bíblia inteira tem o formato do Senhor Jesus; Suas palavras é o Senhor falando; Ele é o Cordeiro cujo sangue seria derramado na cruz, por isso as páginas sagradas, como que, gotejam sangue; é Ele em Seu amor eterno comunicando com o povo eleito, dizendo que tudo está sendo feito para que todas as Suas ovelhas sejam achadas e salvas. Minhas palavras são impressionantemente pobres para expressar a glória da Palavra de Deus e sua importância no viver de cada crente.
           Minha esperança é que eu possa servir ao povo de Deus. Vivemos num mundo de escuridão; a Palavra de Deus é nossa lâmpada para os pés e luz para nosso caminho. Vamos deixa-la? Claro que não! É o momento de voltar para o livro de Deus de todo nosso coração e fervor!

Nenhum comentário: