quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O ANTIGO E ATUAL ESPÍRITO ECUMÊNICO (3)



“Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitassem” (2 REIS 17:15,33,34).
O PRIMEIRO ESTADO: “Não temeram ao Senhor”.
        Vamos agora destacar os pormenores desse tema, mas para isso preciso voltar e mostrar como era a condição do reino do norte, tendo Samaria como capital. Os que conhecem a bíblia sabem que foi Jeroboão aquele que ocasionou a divisão de Israel, após a morte de Salomão (1 Reis 12) e para assegurar total domínio sobre as tribos do norte Jeroboão de forma esperta fabricou dois bezerros de ouro e colocou um no extremo norte e outro no extremo sul. Foi de forma religiosa que ele conseguiu colocar essa muralha da idolatria, a fim de que a população do norte não descesse para o sul.
        Com a divisão da nação, eles não tinham mais Jerusalém, a cidade de Deus, nem tinham mais o templo, onde poderiam cultuar ao Senhor mediante o sistema de sacrifícios; não tinham os sacerdotes da tribo de Levi e da família de Arão, os quais foram escolhidos para realizar os serviços no templo. Jeroboão sistematicamente conseguiu criar seus próprios sacerdotes e tinham os profetas deles mesmos, os quais sempre diziam ao povo que Deus estava com eles. A única porta de bênção para aquele povo era quando Deus levantava um profeta, como realmente o fez levantando homens como Micaías, Elias, Eliseu e outros. Outro detalhe importante foi o fato que no sul os reis eram da tribo de Judá, mas no norte os homens que ocuparam o trono eram normalmente homens assassinos, invejosos e cruéis, porque assumiam o trono por meio de mentiras e de assassinatos.
        Mas quero me aproximar do capítulo 17 de 2 Reis, porque muitos anos já haviam passado e a ocasião mostra que enquanto ocorria o juízo contra Samaria e Israel acontecia um avivamento no reino do sul. Enquanto no reino do norte não houve sequer um homem de Deus, no reino do sul houve homens como Asa, Josafá, Josias e Ezequias. Enquanto Samaria sofria os horrores da invasão Assíria, concomitantemente no sul Deus estava usando Ezequias para um grande despertamento. Enquanto as trevas eram densas no norte, a luz brilhava no sul com um homem de Deus assentado no trono. Assim podemos ver o que acontece quando desviamos de Deus; quando deixamos Sua Palavra e Seus ensinos. Quando uma nação rica e próspera entra em declínio espiritual, eis que Deus poderá derramar bênçãos eternas sobre um povo pobre.
        O que estava acontecendo em Samaria? Nada das bênçãos do Deus de Israel. O que um povo busca, há de achar sim. Deu às costas para Deus, então terá á frente satanás com seus projetos perversos e destruidores. Para um real avivamento Deus requer que homens voltem para Ele de todo coração; que o temor a Ele seja visto e que Ele seja obedecido, caso contrário, satanás entrará em ação. Quem não quer o avivamento conforme os padrões do céu, então satanás terá seus meios enganadores e mentirosos, conforme aconteceu ali em Samaria. O ecumenismo é a força mais poderosa de satanás neste mundo e os corações incautos não descobrirão sua origem. O ecumenismo é a forma como satanás se veste de anjo de luz e é adorado por todos, usando o nome de Jesus. Em Samaria tudo já tinha sido feito de antemão; o povo brincou muito tempo com isso e não ouviu os contínuos avisos divinos através dos profetas.
        Estamos presenciando esses males em nossos dias e meu coração pulsa por um despertamento do Senhor, a fim de que nosso povo seja acordado e volte para o Deus da bíblia.

Nenhum comentário: