quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O ANTIGO E ATUAL ESPÍRITO ECUMÊNICO (2)


                       
“Rejeitaram os estatutos e a aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências com que protestara contra eles; seguiram os ídolos, e se tornaram vãos e seguiram as nações que estavam em derredor deles, das quais o Senhor lhes havia ordenado que não as imitassem” (2 REIS 17:15,33,34).
           INTRODUÇÃO:
        O ecumenismo sempre foi e será a maior e mais perigosa estratégia de satanás contra a igreja de Deus. No ultimo livro da bíblia vemos como Deus coloca a raça como sendo representada por duas mulheres: A noiva e a grande meretriz. Uma pertence ao Senhor, a outra é do mundo; a noiva é destacada pelo cuidado do Senhor pelo Seu povo e é composta por pessoas que Cristo, com Seu sangue comprou de todas as nações, enquanto a grande meretriz não passa de ser a união de todas as mentiras religiosas que este mundo oferece. Individualmente os homens pertencem ou a primeira, ou a segunda, não há como ser crente e ao mesmo tempo ser ligado a este mundo mentiroso e destinado à destruição eterna.
        Estou tomando o texto do capítulo 17 de 2 Reis para mostrar a todos o quanto Samaria após a conquista da Assíria torna-se o modelo do que significa ecumenismo. Por muitos anos Deus falou à nação do norte, enviando profetas de renome, como Elias e Eliseu, mas sabemos o quanto aquele povo ignorou as mensagens e até mesmo sinais maravilhosos, como ocorreu naquela grande demonstração do poder de Deus através de Elias (1 Reis 18). Diante de tantos atos de bondade, paciência e compaixão de Deus a nação não abandonou os dois bezerros de ouro para voltar para o Deus de Israel. Houve algumas atividades que pareceram um retorno avivado, mas não foi algo completo. Jeú foi usado por Deus para por um ponto final no culto a baal, (2 Reis 10), mas só foi aquilo, por isso Deus ordenou que a Assíria viesse e destruísse Samaria, matando muitos e levando milhares para o cativeiro.
        A cidade de Samaria parecia abandonada com poucos habitantes, por isso o mato cresceu e as feras começaram a invadir. Foi assim que o rei da Assíria mandou pessoas para habitar lá e assim formaram os Samaritanos. Mas essa mistura trouxe um festival de religiões diferentes. Alguns adoravam o Deus de Israel e outros adoravam seus deuses, sob o comando de sacerdotes diferentes. Foi assim que Satanás conseguiu erigir o culto ecumênico ali, onde lábios proferiam o Nome do Deus de Israel, mas também confessavam seus ídolos.
        Não é exatamente o que vemos hoje? Aqui no Brasil ultimamente (2018) vejo com tristeza o quanto essa unidade pagã foi identificada com o sistema evangélico. Não há dúvida que esse é o resultado imediato de um evangelho barato, sem arrependimento, com uma oferta de salvação sem qualquer preço de uma fé viva e cheia de temor ao Senhor. Portanto, chegamos ao ponto que está agora. Não há sinais de pecadores, porque cada um tomou seu deus e colocou o nome dele de Jesus e utilizam versos bíblicos para enfeitar esse estilo de fé e de culto.
        Há também uma mistura de fé com o mundo; não há mais evidência de vida cheia de temor ao Senhor. É óbvio que têm os verdadeiros crentes e eles provam isso com um amor firme pela palavra e fidelidade a Deus. O ecumenismo faz brilhar uma fé frouxa e lábios indefinidos no tocante a Deus. Até mesmo elementos perigosos e cruéis tomaram o nome de “evangélico” para se esconderem e ficarem disfarçado, enquanto praticam suas abominações. Não resta dúvida que enfrentamos esse momento cruel e difícil de domar. Bons pastores tendem a ficar sozinhos; outros pastores vendem sua fé, a fim de buscar meios mundanos para entreter os que estão em atividades em sua igreja. Essa é a situação caótica e espero ter despertados os corações para a leitura desse material, para o bem do povo de Deus e, quem sabe um despertamento!

Nenhum comentário: