terça-feira, 25 de setembro de 2018

O LUGAR DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO VIVER (1)


             
“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instrui-vos, e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus , com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração” (COLOSSENSES 3:16).
INTRODUÇÃO:      
        O diretor do instituto bíblico onde estudei foi um exemplo para mim de alguém que amava a Palavra de Deus, e dando aulas ele definiu bem o termo “habitar”, como “sentir-se em casa”. De fato, eu posso visitar um amigo, gostar de estar na casa dele, mas não vou me sentir em casa no mesmo sentido que ele sente-se à vontade lá. Na minha casa possa estar à vontade, mas na casa dos outros devo ter educação e respeito, para pedir licença para ir ao banheiro e sentir-me a vontade quando convidado à mesa para uma refeição.
        Paulo fala à igreja de Colossos para que a palavra de Cristo habitasse neles. Devemos tomar essa verdade para nossas vidas, porque vejo atualmente como a bíblia tem sido um livro estranho para a maior parte dos que são chamados de crentes. O livro de Deus mais parece uma relíquia, ou mesmo um objeto de superstição. Visitei um casal e logo na entrada sua casa, bem no primeiro degrau da escada que dá acesso à sala tinha uma bíblia aberta lá. Não posso criticar o casal não crente, porque é exatamente isso o que está acontecendo nas igrejas, pois o livro de Deus não tem feito parte do viver de cada crente; não é o assunto falado uns com os outros. Tinha um senhor na nossa igreja que após o término do culto ele estava lá para distribuir para os jovens os filmes que ele havia assistido durante a semana. Não havia nada de estímulo para um viver com Deus e na palavra de Deus da parte dele.
        John M’Arthur contou em um dos seus bons livros acerca de um homem nos EUA que morreu na pobreza e quando averiguaram uma bíblia que ele recebera de sua tia, ficaram surpresos pelo fato que em cada página havia certa quantia de dólares. Aquele homem morreu na miséria porque simplesmente sequer abriu a bíblia que lhe foi dada por sua tia. Não tem sido assim com os crentes em nossos dias? O mundo tem sido tão atrativo e cheio de novidades que muitos nem tocam na Palavra de Deus durante a semana. Eles se limitam a leva-la aos cultos e pronto. Muitos pais não têm um pingo de interesse para ler a bíblia para sua família, porque não a veem com prazer nem temor. É triste isso, mas é a pura e preocupante realidade dos nossos dias. Ora, não foi assim no passado, porque a palavra do Senhor era relevante no viver dos santos e eles a amavam tanto que tornaram homens e mulheres piedosos e gigantes na fé. Enquanto isso nós estamos vendo um aumento de pigmeus na igreja em nossos dias.
           Queridos leitores, minha satisfação é mostrar o quanto a Palavra de Deus é suficiente para os crentes. Mas também sei que o lugar dela deve ser em nossos corações e não ser apenas um convidado especial para trazer um recado na quarta e no domingo. Eu sei que nestes dias cheios de orgulho religioso e até mesmo teológicos, a tendência é ignorar a simplicidade da Palavra de Deus e assim cair nas armadilhas da vaidade evangélica. Por essa razão é que trago esse texto de Colossenses para vocês. Pelo que podemos ver a igreja de Colossos era uma igreja forte, cheia da alegria e pronta para o serviço de Deus, porque era apegada à Palavra fiel.
           Para mim não há algo mais precioso nestes dias do que ver homens e mulheres amando a Palavra; querendo conhece-la mais, querendo vive-la e colocar em prática seus ensinos. Para mim preciosas bênçãos para o mundo vêm quando o povo de Deus volta para a Palavra de Deus no coração; quando eles desdenham do mundo com seus atrativos vãos e inúteis. Que esse seja o galardão para todo meu esforço e dos esforços de outros servos do Senhor que desejam que os santos voltem para as riquezas eternas dadas a eles na Palavra escrita.

Nenhum comentário: