quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A FÉ QUE VEM DE DEUS (10 de 10)



“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:1-10)
O ENCONTRO ENTRE A FÉ E A GRAÇA
        Minha esperança é que minhas palavras estejam chegando de forma compreensivelmente clara aos corações. A pregação do evangelho vem esclarecer a verdade, pois estamos num mundo onde o poder da mentira é grande. Qualquer luz da verdade eterna deve vir do céu por meio da Palavra e tudo satanás fará para confundir nossos corações e desarmar os crentes de uma confissão firme, sincera e definida. Satanás sabe bem como utilizar a verdade a fim de promover a mentira de uma maneira ainda mais sutil. A graça de Deus nada tem com a incredulidade vil e soberba deste mundo. A graça sempre operou onde está a fé viva e o encontro de Cristo com Zaqueu mostra essa verdade aos nossos corações.
        A GRAÇA.      Veja bem como foi que Cristo se dirigiu a Zaqueu. Não foi a fé que determinou e marcou esse encontro, mas sim a graça soberana. Como o Senhor foi em direção a Zaqueu, sem ter combinado com Ele? Como o Senhor sabia que haveria essa disposição da parte daquele homem para aceitar Seu chamado? Foi  porventura obra do acaso? Claro que não! Se fosse assim, se nosso Senhor lançasse Seu convite de forma aleatória, realmente ele dirigiria Sua voz a todos. Mas não foi assim, pois nosso Senhor ignorou o que havia no horizonte ao derredor e ergueu sua fronte para aquela árvore onde estava o objeto de Sua atenção e objetivo. Ali estava a pessoa que Ele veio buscar e salvar.
        Também, posso afirmar que aquele lugar foi preparado para esse encontro tão precioso que chocou os corações incrédulos e despertou uma alma. Nosso Senhor é Deus e sabe de todas as coisas e foi exatamente isso o que Ele quis dizer a Natanael: “...te vi quando estavas debaixo da figueira” (João 1). Foi esse o encontro que Ele teve com Jacó naquele sonho em Betel e no Vau de Jaboque (Gênesis 28 e 33). É isso o que acontece, porque o Senhor tem o lugar, o tempo e as circunstâncias já de antemão preparados por Ele no santo evento da salvação. O testemunho dos salvos é que eles nem podem explicar o ocorrido na salvação e para alguns aconteceram coisas dramáticas, como foi o caso de Saulo de Tarso.
        Outro detalhe é que o Senhor afirma em Isaías 43: “Chamei-te pelo teu nome...”. Como sabia Ele o nome de Zaqueu? Claro! Aquele que conhece as bilhões e bilhões de estrelas, chamando-as todas pelo nome, como não saberá o nome de cada um dos Seus remidos? Ele se interessa por esses detalhes no viver dos salvos, porque eles foram escolhidos pelo Pai e interessam por cada um deles de forma particular. Aquele que chamou Abrão de Abraão e Sarai de Sara, porque não sabia o nome de Zaqueu?
        E para finalizar posso falar da FÉ. Quando a graça chama há alegria no encontro. Como Zaqueu se soltou dali e como desceu com prazer para receber o Senhor em sua casa! A salvação bíblica é voluntária da parte da fé; não precisa de pressão externa. Além disso houve pronta obediência, revelando a atitude de um coração que fora transformado, vemos isso no verso 8 onde Zaqueu se apresentou voluntariamente para viver de forma justa e santa. Por quê? Porque agora seu Senhor não era mais o velho Zaqueu, mas sim Aquele que entrou em sua casa: “Senhor, resolvo...”. Onde a graça opera com a fé, ali o amor de Deus está presente. Nem precisa da lei, porque a lei opera a ira, a graça opera amor e isso ocorre onde o Salvador e Senhor entra.
        E finalizo com a apresentação: “Hoje veio salvação a esta casa”. Que obra fantástica da tão grande salvação! Esse é o objetivo do evangelho, para que homens e mulheres quebrantados e contritos possam ser achados pelo Salvador. A casa que Ele veio entrar é o coração; é ali que Ele bate a porta, pois deseja entrar para purificar de todo pecado e para sempre ter comunhão com a alma regenerada por Ele.

Nenhum comentário: