terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (27)


 “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá Salmo 32:10.
APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ E O HOMEM INFELIZ
    Caro leitor estamos perante o verso 10 e agora chegou o momento quando o Senhor mostrará quem realmente é feliz e quem não é. Claramente vemos que Espírito de Deus faz distinção entre o justo e o ímpio. O ímpio é apresentado por Deus como uma pessoa infeliz. Seu futuro em nada é digno de ser contemplado à luz da verdade revelada, pois, o que lhe espera? “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”. Os homens mundanos estão cegos, eles não percebem que viajam velozmente nas asas do tempo em direção à eternidade. Eles não sabem onde está a estação final chamada morte; Que estão presos no invólucro do pecado e acham que aqui tudo é luz, vida e prazer. Para eles a estrutura da vida está na boa condição física e financeira.
    Habitando nas tenebrosas trevas da ignorância espiritual os ímpios erigem colunas de fogo para que, à luz de seus sentimentos, a felicidade mundana venha a estampar em suas faces sem, contudo perceber que debaixo de seus pés há perigosas armadilhas que ameaçam extirpar sua pobre e frágil existência terrena. O mundo tem seu curso de ação (Efésios 2:2) e eles obedecem seguindo o curso normal desta vida desde o nascimento até a morte, peregrinando neste mundo sem qualquer esperança eterna e sem Deus (Efésios 2:12).
Mas quero convidar o amigo leitor a meditar no futuro do ímpio, porque o Grande Deus, o Deus da revelação bíblica afirma que “Muito sofrimento há de curtir o ímpio...”. Primeiramente devemos considerar o fato que o próprio Deus concede um bom viver nesta vida para milhares e milhares de pessoas não salvas. O Salmo 73 mostra tal verdade que o ímpio aqui tem prosperidade, saúde e conforto. Deus estica a corda da sua existência e prolonga seus dias.
Ilustremos na diferente forma que Deus tratou Jacó e Esaú. Ora, Jacó foi um homem chamado por Deus à salvação, e depois que foi salvo o caminho de Jacó foi cheio de severas provações e muitas lágrimas. Ele pode dizer, com razão para Faraó: “Poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida” (Gênesis 47:9). Por que Deus tratou assim Servo? Como crente não era para Jacó ter seus anos de fartura, prosperidade e felicidade? Porém, estamos tratando com um Deus que sabe lidar com Seu povo e cujos propósitos são perfeitos e eternos para cada um dos Seus.
Mas voltemos para Esaú. Veja a maneira materialmente próspera como Ele trata com um homem incrédulo e perverso como Esaú: “... a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém Jacó seus filhos desceram para o Egito”. Que coisa! Para um ímpio Deus dá prosperidade de um lugar de conforto e segurança como a terra de Seir. Esaú foi para lá e estabeleceu sua descendência passando a ser chamado de Edom. Quanto a Jacó e sua família, tiveram que descer para a escravidão Egípcia.
Nesta maneira de agir com os ímpios, Deus está mostrando que Ele lhes concede nesta vida aquilo que eles tanto desejam. Milhares desfrutam de tudo o que a carne e os olhos tanto anseiam ter e gozam de tudo que acham ser felicidade aqui. Mas o que lhes espera? Sofrimento: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”. No Salmo 73 o Salmista percebeu que os ímpios são postos em lugares escorregadios, perigosíssimos e estão à mercê de caírem no sofrimento eterno a qualquer momento. Há um sofrimento encubado em suas consciências cauterizadas, porque na euforia de um viver sem Deus estão sem amparo ante o poderio dos verdadeiros inimigos da alma. Estão debaixo de séria ameaça para ceifar suas vidas aqui.
O grande Deus é o Salvador daquele pecador que se arrepende do mal caminho por onde anda e que quer encontrar a salvação. O Senhor salva o homem que de coração busca pela Palavra de Deus a verdade salvadora; que não está jogando a culpa sobre os outros; que não está escondendo a verdade de sua culpa perante o Deus que tudo vê.

Nenhum comentário: