quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (18)



Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob as minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8,9)
O CAMINHO DA FELICIDADE
         Caro leitor, a felicidade verdadeira consiste em ter o temor do Senhor no coração. Pudemos ver essa verdade nos versos anteriores. A estrutura de uma vida feliz começa na cruz; tem inicio quando o homem é reconciliado com Deus, perdoado e justificado. Ele é chamado agora de bem-aventurado. A felicidade verdadeira consiste em estar em paz com Deus mediante o sangue remidor (Romanos 5:1) e livre da condenação eterna. Só posso ser feliz quando o Deus verdadeiro torna-Se o meu Deus; quando estou certo disso porquanto tal verdade foi gravado no meu coração e não há nenhum engano no meu íntimo: “...em cujo espírito não há dolo” (verso 1).
         Vimos também que é o pecado a causa de toda desgraça. Satanás espertamente tenta fazer com que os homens vejam que seus problemas estão do lado de fora deles, enquanto a bíblia afirma que o problema está do lado de dentro: “Enquanto calei os meus pecados...”. O pecado encoberto no íntimo é letal para o homem; é a causa de toda desgraça dentro e fora dele: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará...” (Provérbios 28:13). Somente a sincera confissão perante o Senhor Jesus é que faz a alma libertada e livre para andar com Deus e viver a vida piedosamente na dependência e na alegria do Senhor (versos 6 e 7).
         Agora entramos numa nova sessão que nos fornecerá lições preciosíssimas. Tenho mostrado aos meus leitores que felicidade consiste em andar com Deus. Quando um homem é salvo seus olhos são abertos para vislumbrar as maravilhas de um Deus de amor e de misericórdia; um Deus que Se tornou homem, a fim de salvar os perdidos e guiá-los pelo caminho da santidade, da justiça e do amor, até a entrada na Nova Jerusalém. A vida cristã não é um viver solto e entregue a si mesmo. O caminho do justo é conhecido pelo Senhor (Salmo 1:6) e Ele mesmo é o pastor das Suas ovelhas (Salmo 23:1). É exatamente essa verdade que vemos no Salmo 32, versos 8 e 9. Caro leitor, a nossa natureza é inclinada a correr na direção contrária. Na busca pela felicidade carnal e mundana avançamos na direção dos perigos, corremos para o acampamento inimigo.
         Mas, eis que o Senhor aparece e com Seu amor e misericórdia diz: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob as minhas vistas te darei conselhos”. São palavras preciosas para um coração que teme ao Senhor e que deseja andar em Seus caminhos. Caro leitor, perante a visão da fé vemos um Deus que comunica Seus amorosos e graciosos cuidados pelas Suas ovelhas. Aquele que entregou Seu próprio Filho por amor do Seu povo eleito, certamente tem o melhor viver aqui para Seus santos; certamente há de mostrar que a felicidade consiste em ter Sua liderança de amor e de sabedoria. Que verdade preciosa! O Deus de amor pronto a nos servir com Seu paternal cuidado!
         A primeira lição que aparece é que Ele não pede permissão para liderar nossas vidas. Ele não pergunta se eu quero ou deixo de querer. Ele sabe bem que nossa natureza é vil e inclinada à loucura. Cada crente é filho, nascido Dele, participante agora da família Dele. Todos os crentes agora fazem parte da agenda disciplinadora do Senhor (Hebreus 12:7), por isso Ele declara: “Instruir-te-ei... ensinarei... te darei conselhos”.
         Se desejo ser feliz, certamente precisarei dessa liderança de amor do Senhor em meu viver diariamente. Quão perigosa é a busca pela felicidade carnal! Quando homens e mulheres querem a felicidade mundana, satanás espertamente chega e apresenta seu belo mundo, cheio de tudo aquilo que tanto atrai a carne e os olhos! Milhares na busca pela felicidade são jogados diariamente no abismo de terror!

Nenhum comentário: