sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (25)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob as minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (Salmo 32:8,9)
    CAMINHO PERIGOSO
    Prezado leitor quero continuar observando com mais detalhes o verso 9, porquanto é um verso de especial importância, que revela nossa inclinação à miséria, quando achamos que realmente estamos na direção certa em busca daquilo que o mundo pensa ser felicidade. Vemos como o Senhor nos guarda de agirmos assim; vemos como Ele se interessa pelo nosso bem, por isso nos adverte e cuida para que jamais venhamos a cair na insensatez; vemos como Ele se posiciona como um pai amoroso, nos disciplinando e ensinando através de duras provas o que significa a verdadeira felicidade conforme os padrões bíblicos. Ele sabe que Suas ovelhas nada possuem de defesa contra os ferozes inimigos, que somos engodados pelas sutilezas de satanás. Ele sabe que o engano do pecado faz com que fiquemos cegos e não percebamos os perigos, quando o brilho deste mundo ofusca tudo ao nosso derredor.
    Creio que é o momento de mostrar essas verdades de forma prática. Primeiramente, por vezes Deus, em Sua bondade, ternura e paciência refreia nossa inclinação à insensatez. O próprio texto mostra isso com clareza: “... os quais com freios e cabrestos são dominados...”. Precisamos ver quais são os freios e cabrestos de Deus; precisamos ter discernimento bíblico, a fim de que não sejamos pegos de surpresa nalguma desventura de trevas e desespero. Deus utiliza os freios e cabrestos da dor. Deus não poupa seus açoites da disciplina atingindo nossos corpos. Foi assim com Paulo que estava sendo afligido por um espinho na carne e por várias pediu ao Senhor que tirasse aquele incômodo, mas teve sempre uma resposta negativa. Por quê? Eis aí um apóstolo, um dos homens mais usados por Deus em toda história da igreja, fazendo um pedido e tendo um não como resposta. Ora, Paulo foi um homem que recebera de Deus grandes visões e revelações jamais dadas a qualquer outro apóstolo. O Senhor sabia que Paulo precisava de aflições físicas e não físicas, a fim de mantê-lo humildemente na dependência do Senhor (2 Coríntios 12:7-10).
    Caro leitor, meditemos nessa verdade tão preciosa! Nossa felicidade consiste em estar cercado do amor cuidadoso, paciente e disciplinador de Deus, porquanto Ele sabe o que é melhor para Seus filhos. Seu amor eterno que nos chamou e nos acolheu jamais permitirá que sejamos tomados por qualquer desgraça advindas do mundo e de satanás. Aquilo que para nós é perda, na realidade é o começo do sucesso eterno! A real felicidade tem inicio quando entendemos adoração e realmente transformamos toda circunstância num majestoso culto de louvor: “...O Senhor deu e o Senhor tomou; bendito seja o Nome do Senhor” (Jó 1:21). Veja amigo, que o real significado de felicidade para o crente é ter Deus como seu Deus! É saber que não há perda, que só há ganho eterno quando estamos envolvidos e embalados no amor que nos acolheu em Cristo!
    Caro leitor, o que Deus tem usado em sua vida como freio e cabresto? Se você é um crente, as adversidades que porventura têm envolvido seu viver podem ser exatamente aquilo que Deus usando para mostrar o real significado de liberdade e felicidade. Veja como o choro e angústia de muitos santos foram transformados em alegria e prazer! Talvez para muitos leitores o momento agora é do choro de uma noite, mas logo virá o amanhecer de glória. Milhares de santos partiram deste mundo sem receberem explicações da parte do Senhor! Não podemos nós adorar o Senhor pelos Seus benditos freios e cabrestos? Seus desígnios são preciosos e maravilhosos e a fé recebe os pacotes grosseiros enviados do céu com satisfação. O verdadeiro cântico é entoado por uma alma satisfeita: “Sou feliz com Jesus meu Senhor!”

Nenhum comentário: