domingo, 8 de janeiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (14)

Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão” Salmo 32:6.

O VIVER DO HOMEM FELIZ.
         Aos que amam a Palavra de Deus, voltemo-nos para este tão impressionante verso do Salmo 32. Já pudemos ver o efeito imediato no coração de uma alma perdoada e purificada pelo sangue remidor do Filho de Deus. Agora é uma pessoa “piedosa”. O temor do Senhor está marcado no seu coração. Agora pode enxergar o que jamais vira antes na sua incredulidade; seus olhos estão abertos para conhecer o caminho da sabedoria à sua frente e reconhecendo ser armadilha preparada pelo inimigo para sua destruição eterna o que antes parecia ser felicidade.
         Há no verso 6 outra lição mostrando o viver do homem feliz. Observemos bem a segunda parte deste verso: “... Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão”. Que lição profundamente esclarecedora! A linguagem hebraica não somente é poética, como também é ilustrativa. Perante nossos olhos há uma descrição do que é o mundo na linguagem do Velho Testamento: “As muitas águas”. Podemos entender a mesma coisa no Salmo 46, e na linguagem da profecia “mundo” sempre é descrito como “muitas águas” (Apocalipse 17:15). A idéia é de um lugar de agitação, de turbulência, de morte, e de ausência de paz. O mundo externo reflete aquilo que o pecador é no seu íntimo – agitado (Isaías 57:21). “As muitas águas” mostram que o mundo está cheio de surpresas desagradáveis, e que devido à própria turbulência do coração do homem em guerra contra Deus, o mundo é um palco de insegurança e pavor. “As muitas águas” descrevem o fato que o mundo pode nos pegar de surpresa a qualquer momento, que não há base nenhuma aqui para que o ser humano possa estar desfrutando de paz e felicidade. O pecado anda à solta promovendo não o amor, mas sim a maldade e perversidade; a morte ronda cada pecador e satanás ainda não foi aprisionado. Como podemos esperar que haja paz e segurança num lugar assim?
         O que quer dizer o Espírito Santo quando afirma: “... Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão”? Notemos bem que a Bíblia em lugar nenhum ensina o que tem sido promovido pelos falsos mestres em nossos dias. Deus não diz que quando um homem se converte tudo se tornará maravilhoso à sua frente. Que não haverá mais nenhum problema; a enfermidade sumirá; as dificuldades desaparecerão, e que agora tudo é transformado em paraíso num passe de mágica. Engano! O verso 6 é suficiente para desmentir tudo isso pondo a mente e emoções santificadas por Deus no lugar apropriado. O que a Palavra inspirada nos ensina é que o homem que tem um encontro com Deus na conversão, é agora alguém com estrutura espiritual para enfrentar as anormalidades desta vida.
         Então, ser feliz é estar suprido no íntimo pela suficiência da Graça de Deus a fim de enfrentar o mundo de uma maneira triunfante. “As muitas águas” são as calamidades que nos pegam de surpresa. O homem salvo tem sua visão espiritual aberta para enxergar os perigos que podem sobrevir repentinamente. O que importa para ele não é o que pode receber de Deus, mas sim a presença fortalecedora e orientadora de Deus. O homem piedoso tem, por assim dizer, seus pés no chão. Ele sabe que o mundo não vai mudar; que tudo aqui passa; que nada temos e que aquilo que há de vir na eternidade é infinitamente melhor.
         Meu amigo, qual é o seu conceito de felicidade? Você procura aquilo que o mundo tanto busca? Está perseguindo aquilo que fatalmente irá perder? Cuide com as armadilhas colocadas no caminho pelos falsos mestres. Volte agora para a preciosidade da Palavra de Deus. Eis à sua frente o caminho estreito que conduz à vida, e são poucos os que trilham por este caminho. Humildemente renda-se a Cristo o Salvador e Senhor. Conheça aquele que provou Seu amor pelos pecadores ao se entregar na cruz para trazer salvação eterna aos perdidos.

Nenhum comentário: